segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Crescimento em equipe

No dia 2 de outubro (terça-feira), a minha amiga Luana escreveu um texto, cujo título é “Sabor do Trabalho em Equipe”. A partir do texto dela e da leitura de uma matéria da Revista Você S/A, que trata do crescimento profissional de um líder e de sua equipe, apresento alguns pontos do interessante desafio da construção de uma equipe que aprende e cresce junto. As empresas atuais buscam o desenvolvimento interno de seus funcionários, mas o crescimento dos mesmos pode ser encontrado de maneira mais rápida com a presença de líderes que tenham a capacidade de desenvolver, expondo a sua equipe a novos desafios e demandas. Está habilidade pode ser um diferencial para o líder crescer na empresa e manter um ambiente de crescimento endógeno na equipe.

O desenvolvimento interno de competências é mais vantajoso para a empresa, mas isto envolve necessariamente a exposição de todos a desafios que contenham níveis crescentes de exigência, que os façam, frente à possibilidade de fracassar, adquirir a segurança de enfrentar o “novo” sem o receio do iniciante. Cabe ao líder desenvolver verdadeiras estratégias, onde expondo sua equipe faz com que, simultaneamente, se desenvolvam e contribuam para o salto qualitativo da equipe como um todo. Esta exposição passa a ser um exercício diário, pois o líder observa onde as habilidades individuais se afirmam contribuindo para o desenvolvimento de todos. Hoje as empresas exigem de seus líderes mais que “formar” substitutos, elas estão querendo conhecer cada integrante de sua equipe, em quais atividades se destacam e onde, em seu processo de crescimento, a empresa irá buscar novos colaboradores para funções estratégicas.

Os dirigentes de qualquer empresa possuem sempre um duplo olhar, voltado para o ambiente interno e externo. Aqui e ali eles buscam diferenciais para alcançar níveis crescentes de competitividade, cabe aos líderes manter a atenção dos mesmos para as competências internas, sem que isso represente a impossibilidade de buscar no mercado habilidades e atitudes complementares.

A prática adotada por alguns líderes, como o caso do Gerente nacional de desenvolvimento de redes da Toyota, sistematicamente coloca a sua equipe para realizar apresentações e elaborar relatórios. Esta ação faz com que os mesmos se exponham diretamente frente à alta direção da companhia. O seu crescimento profissional na empresa está muito associado a esta prática.

Ainda são poucos os profissionais que tem a visão e o preparo para expor seus substitutos aos olhos de outros líderes, mas essa é a postura que as empresas esperam dos líderes hoje. Alguns temem a “concorrência interna” como ameaça ao cargo, ou que a equipe ofusque o seu próprio brilho profissional. Na verdade uma das principais atribuições de um líder é exatamente criar condições para que sua equipe brilhe o que certamente estará diretamente ligado ao seu desempenho profissional.

Segue abaixo algumas dicas dadas pela Revista Você S/A sobre como fazer o trabalho de sua equipe aparecer:

-Prepare os funcionários para que eles possam fazer apresentações de projetos para o seu chefe;

-Permita que eles participem de projetos especiais e, se possível, deixe que eles liderem esses projetos;

-Convide alguns talentos da equipe para representar a empresa em conferências, palestras e eventos, levando apresentações da companhia;

-Coloque uma pessoa em seu lugar quando tirar férias, respondendo formalmente ao seu superior;

-Deixe que seu substituto tome algumas decisões estratégicas, e não somente siga as suas orientações.

Tiago Becker

Nenhum comentário: