domingo, 7 de outubro de 2007

Arquitetura sustentável

Atualmente, o tema desenvolvimento sustentável tem estado presente em muitas discussões, seja do âmbito econômico, ambiental ou social.

Desde os anos 70, com a ameaça de uma catástrofe ambiental, do aquecimento global e da crise do petróleo, ações foram tomadas pensando no futuro. Ocorreu a Eco 92, o Protocolo de Kyoto foi firmado e livros abordando o tema foram publicados. Também começaram a surgir conselhos como o FSC (Forest Stewardship Council)e a USGBC (U.S Green Building Council).

Em todo o mundo, seminários e congressos com esse tema estão sendo cada vez mais procurados. Na verdade, este assunto “está na moda” e acabou virando uma nova forma de marketing.

O mercado brasileiro está demonstrando cada vez mais interesse em idéias sustentáveis. Profissionais da área de engenharia e arquitetura vêm inovando com formas construtivas, sempre buscando a otimização do uso de recursos desde o planejamento da obra até a sua conclusão, também criando mecanismos de reaproveitamento de materiais utilizados e recursos naturais, tais como: reuso de água e redução da energia.

Esses tipos de ações são válidas, porém cada um de nós pode fazer sua parte, é apenas uma questão de consciência. O esforço individual pode trazer melhores resultados com uma maior velocidade. Pare e reflita: você não poderia economizar água? Utilizar melhor a energia? Você faz a separação do lixo? Pense.

Manoela Vieira


Nenhum comentário: