quarta-feira, 9 de julho de 2008

7ª Maratona Pão de Açúcar – Eu fui!

Sempre ouvi falar que quem corre a primeira maratona nunca esquece. Aliás, todas as primeiras vezes de nossas vidas são inesquecíveis. Primeiras palavras, primeiros passos, primeiro beijo, primeiro emprego, primeiro carro... Da mesma forma, a primeira maratona. Tive essa sensação no domingo passado, dia 06 de julho de 2008, na 7ª Maratona Pão de Açúcar.

Como vida de trainee só tem graça se for cheia de atividades, desde janeiro eu comecei mais uma atividade que tem feito toda a diferença para a minha disposição: a corrida. Eu e a Livinha, outra trainee, acordávamos 03 vezes por semana as 5:00 da manhã para treinar com nosso grupo. Era maravilhoso! Começar o dia com esta atividade é muito motivante. Porém, como adorei a nova atividade e nossos horários são muito variáveis, acabei deixando os horários fixos do grupo e passei a treinar em horários mais alternativos, de acordo com minha rotina de trabalho e estudos. Mesmo não obedecendo as 03 vezes por semana, não deixei de treinar...

Os treinos continuavam sendo em grupo. Acho que é interessante a sensação de superação em conjunto, de nos motivarmos quando dá preguiça ou quando aparece alguma limitação. Você sente um cansaço, mas não pára porque o outro está do seu lado. Você sente uma dorzinha, quer ir caminhando, mas acaba se superando para não dar margem para o outro caminhar também. Essa sensação de esforço em equipe acabou sendo reforçada com a experiência da maratona. Éramos 08 membros na equipe, de diferentes níveis de capacidade física e ninguém profissional, que tínhamos o desafio de correr 5km e 200m (cada membro), num período menor que 05 horas (tempo que desclassificaria a equipe).

Parece um desafio simples, mas é cheio de significados. Estava acostumada a correr no máximo 05 quilômetros. Estava acostumada com uma corridinha leve, sem competição, nem preocupação com o tempo. Estava acostumada com o mesmo percurso, quase todo plano da Av. Beira-mar, com aquele ventinho e a vista da praia. Estava acostumada com a corridinha agregada ao simples lazer...

Daí, deparo-me com o percurso da Maratona de 05 quilômetros e 200 metros, num percurso todo heterogêneo, unindo subidas, descidas, unindo percursos cheios de prédios e cheio de outros corredores... Deparo-me com a questão do tempo, com a questão da competição entre as equipes, com a superação dos limites do meu corpo, com a motivação de equilibrar meu ritmo e não parar para caminhar.... Deparo-me com a corrida unida à competição.

Mas que competição saudável! Adorei a sensação! Finalizar a prova, mesmo que não tenha sido entre primeiros; ganhar medalha pelo desempenho; ter finalizado o percurso sem caminhar nenhum trecho e ter feito em um tempo que eu nunca tinha atingido; sentir o gostinho de trabalho em equipe... É tudo muito bom! Pena que a maioria das maratonas acontecem aos sábados e nós temos treinamentos de 08:00 as 18:00 em quase todos. Mas aí, sempre que eu puder tentarei participar. A sensação é indescritível!

Na próxima que tiver de grupo, seria muito interessante participar com os trainees. Mais uma saga dos trainees marquise, mais um desafio em equipe!

Luana Marques

Nenhum comentário: