Neste mês de janeiro estou estagiando no setor de tráfego da ECOFOR. Nos primeiros dias acompanhamos a rotina do operador de rádio. Todas as informações referentes à atividade de coleta são encaminhadas a ele. Ele opera dois rádios, um para se comunicar com os motoristas, outro para repassar a mensagem aos fiscais, além do telefone, que toca constantemente, e o GPS, o qual ele usa para monitorar os caminhões via satélite. A tarefa não é nada fácil, quando rádios e telefone tocam ao mesmo tempo dá uma verdadeira embaralhada na cabeça.Sempre que os motoristas completam a “carrada”, ou seja, sempre que o caminhão está com a carga completa, a informação deve ser repassada ao operador, caso haja qualquer problema no caminhão referente à manutenção, este também deve ser comunicado, além de informações referentes aos coletores ou motoristas que também são repassadas. O operador entra em contato com o fiscal, e então, ele informa aos motoristas como devem proceder em cada ocasião.
Através do GPS podemos ver a posição e a situação de cada caminhão. Verificamos se ele está parado, se está rodando ou, até mesmo, se ele está com excesso de velocidade. Cada qual aparece com uma cor específica de acordo com a situação.
Tive a oportunidade de operar o rádio, recebendo e repassando informações e procedimentos sempre que necessário. Posso dizer que “atenção” e “positivo” foram as palavras que eu mais falei durante o dia inteiro. O rádio é um verdadeiro treinamento de concentração. É preciso estar sempre atento para ouvir o chamado e entender a mensagem. Dependendo da distância do caminhão, a mensagem pode chegar com bastante ruído, porém, não pode haver dúvidas quanto ao conteúdo da informação.
A comunicação é fundamental para o sucesso dessa operação, em que tempo é um fator de vital importância. Os imprevistos devem ser resolvidos de imediato para não atrasar a produção, não ocasionar horas extras, nem reclamação dos clientes. Saber ouvir, ter paciência e ser objetivo são requisitos básicos para um operador de rádio. Requisitos tão básicos e importantes... mas que faltam para muitos de nós.
Jaqueline Barsi
Nenhum comentário:
Postar um comentário