quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Comunicação eficaz

A comunicação interna de uma empresa é algo que não contempla apenas Presidentes e Diretores, mas todos devem estar envolvidos para que os objetivos da corporação sejam alcançados. Não apenas a imagem da empresa perante o público, mas as informações internas também devem ser repassadas de forma clara e transparente para que se obtenham resultados efetivos.

Um dos principais problemas causados pela comunicação ineficiente é a falta de motivação e de envolvimento dos funcionários com a missão da empresa. A ausência de uma “linguagem de gestão” deixa os funcionários perdidos no tempo e no espaço, sem saber o que fazer. O investimento em comunicação interna não necessita ser elevado, na verdade é bem baixo, mas gera um retorno significativo.

Marlene Marchiori, palestrante da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), afirma que apesar de vivermos em um mundo altamente tecnológico, o sucesso de um empreendimento está centrado nas pessoas, que é realmente quem toma as decisões. Os problemas tecnológicos são facilmente resolvidos, basta chamar um técnico, mas problemas de comunicação, esses sim dependem de uma mudança radical na cultura de uma companhia.

Os diversos setores de uma empresa não conseguem trabalhar isoladamente, são dependentes de informações de outros setores. Essa sinergia só acontece quando há comunicação real entre eles, e faz com que os serviços sejam mais eficientes e torne a companhia mais competitiva no mercado.

Ruben da Cunha Gonçalves

Um comentário:

Trainee disse...

A comunicação eficiente e eficaz é de extrema importância para o fluxo correto dos processos dentro de uma empresa. Evita-se assim problemas e dá agilidade à organização. Como já dizia o ditado: quem não se comunica, se trumbica.

Ivo Dias