
O programa de trainee tem o intuito de formar líderes para o mundo empresarial, mas poucos sabem como essa formação é realmente feita. E como nada se aprende sem a prática, tive que colocar a mão na massa, ou melhor, na graxa.
Este mês estou estagiando no setor de manutenção da ECOFOR, empresa de Limpeza Urbana de Fortaleza. O estágio não é somente ver e acompanhar os mecânicos, soldadores e pintores, mas sim, trabalhar como eles.
Para começar, participamos (eu, o Daniel e o Germano) de um curso de pintura, para conhecer as técnicas e no dia seguinte aplicá-las na prática. Isso mesmo, pintamos um conteiner de lixo. Além disso, participamos de um outro curso, sendo esse sobre pneus, e tivemos a oportunidade de visitar uma fábrica de recapagem de pneus e aprender todas as etapas do processo.
Depois disso, aprendemos a soldar, ou pelo menos, tentamos. Além do calor que aquela roupa de couro faz, manusear o ferro de solda é um grande desafio, confesso que não me saí muito bem.
Essa semana, além da solda, tivemos que fazer a revisão de um caminhão de lixo. Calma, o caminhão estava descarregado e lavado, mas graxa e óleo foram suficientes para sairmos de lá, digamos, não muito limpos.
O estágio tem um pouco de tudo. Quando chegarmos ao setor do tráfego, sei que as coisas não serão muito diferentes. Teremos que acompanhar um dia de coleta no caminhão junto aos coletores, entre outras atividades. Isso sem contar com o cheiro nada agradável do lixo e o calor típico de nossa cidade. Mas são essas atividades básicas as essenciais.
A essa altura muitos devem estar se perguntando: por que uma pessoa treinada para ser futuro líder está fazendo um trabalho braçal? A resposta está na própria pergunta. Justamente porque estamos sendo treinados para sermos futuros líderes. Então, que forma melhor de compreender as atividades deles senão as fazendo? Afinal de contas, são trabalhos como o do coletor, motorista, mecânico, soldador e pintor que movimentam a ECOFOR. Ao final do dia, o suor do trabalho deles e as marcas de graxa em suas roupas são conseqüências do belo trabalho que eles fazem.
Onde estou querendo chegar com tudo isso? Muito simples, sem isso, o aprendizado não teria sido o mesmo. É justamente a importância do conhecimento prático dessas atividades que agregam um valor ao estágio que poucos conseguem perceber. Tudo parece muito simples, mas na realidade não é. Quando tentamos fazer e não conseguimos, podemos enxergar o valor que cada tarefa e cada funcionário tem. Além disso, essas atividades nos ajudam a expandir nossos conhecimentos e conhecimento nunca é demais.
Jaqueline Barsi
5 comentários:
Concordo com você Jaqueline, é muito importante conhecer todas as atividades dos vários setores que passamos, e principalmente, executá-las. É na execução que aprendemos a valorizar ainda mais o trabalho dos outros. No Gran Marquise Hotel, já trabalhei como camareiro, ajudante de cozinha, entre outros. Cada estágio foi especial, onde tive a oportunidade de colocar a mão na massa em vários processos vitais para o funcionamento da empresa. Com a prática, podemos ter um melhor embasamento para as futuras tomadas de decisões.
Ivo Dias
Jaque,
Nunca pensei que vc fosse "colocar a mão na graxa"!!! ehehehh Fiquei impressionada com o seu depoimento, que rendeu muitas risadas quando tentei te imaginar fazendo tudo isso!!! É isso aí... Vc tem meu total apoio e tenho certeza que vc vai aprender muito mesmo viu.Kkkkkk Vc sabe como eu acredito no seu potencial, demais!!! Boa sorte!! Sucesso! Beijosss, Poly.
Todo dia essa garota me surpreende...e compartilhar suas experiências com ela é muito gratificante, pois vejo o quanto ela cresce profissionalmente a cada dia que passa. Mão na graxa hoje para amanhã por a mão no seu belo futuro promissor. Sucesso Jaque. Mais. Bjão.
Jac,
concordo com a Poly. Difícil imaginar você com a mão na graxa. Só não é difícil perceber o potencial e a capacidade que você tem de abertura ao aprendizado e do seu sucesso profissional.
Nas dinâmicas em grupo de seleção do Programa levei você pra trabalhar comigo na empresa e levaria quantas vezes fosse.
Parabens pelo post e continue aproveitando todas essas oportunidades de crescer no conhecimento.
Conte comigoooo.
bjo grande
Queria agradecer por todos os elogios, eles servem de motivação para eu tentar me superar a cada dia que passa. Suas opiniões serão sempre muito bem vindas. Obrigada.
Jaqueline
Postar um comentário