quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Hunter é Auto-Ajuda

Semana passada, assisti, juntamente com o Victor, a palestra de James Hunter sobre liderança. Sabe aquele sentimento, ao fazer algo, de que o tempo está passando e você não vê a hora de acabar? Pois foi essa a sensação que tive.

James Hunter é o autor do livro “O Monge e o Executivo” (Ed. Sextante, 160 páginas, R$23,90). O tom de sua palestra foi o mesmo de seu livro, mais auto-ajuda impossível. Não condeno quem gosta de tal modalidade de leitura. Realmente existem pessoas que necessitam e gostam de ter certos “guias” para direcionar sua vida, de como vencer os obstáculos no trabalho ou solucionar problemas pessoais. Apenas acho que, em geral, esses livros nos mostram somente uma visão do assunto, a visão do autor, não nos fazendo refletir sobre a mesma e levando pessoas a crer que só existe aquele caminho a seguir.

Antes da palestra, tinha a expectativa de aprender novas técnicas de liderança, de como ser um ótimo líder. O que escutei não passou de uma visão única de liderança, abordada em seu livro, a do líder servidor. Em vários momentos, me senti como se estivesse sendo catequizado por suas idéias. Acredito de que se tivesse buscado no Google a palavra “líderança” era capaz de obter melhores visões e conhecimentos sobre o assunto sem ter que visitar mais que 5 sites. Seria mais produtivo e barato ter feito isso.

Como Hunter, existem vários escritores e “palestrantes” de auto-ajuda mundo afora. Devemos sempre nos questionar sobre o que nos é dito. Ninguém possui a verdade absoluta, tudo é questionável. E você leitor, gosta de ler tal modalidade literária? Qual sua opinião sobre o tema?

Ivo Dias

2 comentários:

Anônimo disse...

Ivo,
A maior lição nisto tudo é que precisamos conhecer para poder emitir uma opinião. Há pessoas que criticam leituras, espetáculos, modos de pensar sem se dar ao trabalho de conhecer, criticam com base em idéias pre-concebidas e por isso preconceituosas. O livro de Hunter é festejado pelo mundo, certamente suas idéias encontram eco em um grande número de pessoas. Vc teve uma crítica forte e fundamentada sobre estas idéias, mas o fez com conhecimento de causa. Bom dia!
Gloria

Anônimo disse...

Milhares de pessoas leram o livro de Hunter. O próximo, está por vir e tenho certeza de que será muito vendido. Concordo com você quando diz que não devemos aceitar tudo o que nos é dito. Além disso, uma palestra desse tipo pode causar grandes frustrações quando se vai com enormes expectativas,imginando que algumas palavras vão revolucionar a sua vida. Como James disse, assistir a palestra e ler livros não vai mudar em nada se continuar com as mesmas ações e atitudes. O mundo todo sabe dos conceitos de Hunter? Pode ser que sim, mas por que está demasiadamente carente de líderes?Ouvi algumas coisas repetidas na palestra mas confesso que tirei lições importantes para minha vida. Será que se um palestrante chegar com uma fórmula complicadíssima sobre liderança será mais bem aceito?

Enfim, é um ponto de vista!

Abraço