quinta-feira, 15 de maio de 2008

ERP

Durante os meses de estágio na sede do grupo Marquise, quase todos os dias escuto a sigla ERP. Essa palavra esta no dia-a-dia das pessoas envolvidas no projeto que sabem profundamente as potencialidades dessa ferramenta gerencial. No entanto, para aquelas pessoas que nunca ouviram falar ou que esqueceram o seu significado, vou comentar sobre o tema.

ERP - origina-se do termo inglês Enterprise Resource Planning, que nada mais é que um pacote de ferramentas que engloba as informações de todos os departamentos de uma empresa, como financeiro, recursos humanos, marketing, controladoria e entre outros.

O ERP é um amplo banco de dados com informações que interagem e se realimentam constantemente.Essa tecnologia ganhou popularidade no Brasil no final da década de 90. No início era um privilégio das grandes companhias como: Sadia, Petrobras, Volkswagen e Unilever. Aos poucos os preços desses pacotes foram caindo e seus grandes desenvolvedores criaram programas para pequenas e médias empresas, uma vez que atingiram a maior parte das maiores corporações do País.

Além de proporcionar velocidade para atender o mercado, o ERP reduz custos operacionais e colabora para eliminar erros de dados entre os setores, focando o colaborador na parte mais importante para qualquer empresa, que é gerar lucratividade.

Martonne Filho

Nenhum comentário: