terça-feira, 27 de maio de 2008

Carpe Diem

Posso dizer que esse fim-de-semana que passou foi atípico para nós, trainees. Um sábado sem treinamento e sem os livros do mês.

Lógico que existem outras tarefas que não podemos deixar de lado, como as obrigações da revista (logo sai a 2ª edição da Insight empresarial) e os trabalhos da faculdade, mas, convenhamos que a idéia de ter um sábado livre nos parecia muito atrativa, depois de quase 10 meses sem tê-lo.

Acordar mais tarde, ir à praia, ver os amigos que faz tempo que não encontra, ficar um pouco mais com a família… parece um sábado normal para você, leitor? Também achei que fosse ser para mim…até perceber certa inquietação que teimava em me incomodar. Foi quando vi que não estou mais acostumada a não fazer nada produtivo e cheguei a conclusão que essa rotina de treinamento aos sábados está enraizada em minha cabeça.

Compreendendo a situação, passei a pensar sob uma outra perspectiva: se não vivermos a nossa vida, conhecendo outros lugares, pessoas que pensam diferente de nós, se não vivenciarmos outras realidades, ou mesmo nos permitir um momento ocioso para viajar no pensamento, seremos modelos iguais, que pensam e que agem da mesma maneira, alheios ao que acontece do lado de fora. E ai, é esse o tipo de profissional que queremos ser?

Não quero dizer que devamos ser pessoas alienadas, ou continuar a ter uma mentalidade “tupiniquim” – muito bem colocado pelo Germano, em seu post – mas que devemos saber dosar, afinal, tudo na vida precisa ser equilibrado.


Assim, torne o seu ócio produtivo! Compartilhe momentos conhecendo novas pessoas, programe uma viagem para um lugar no qual nunca esteve (e se dedique a pesquisar tudo sobre esse novo destino), tome um banho de mar, assista um bom filme, vá àquele restaurante novo na cidade, aprenda um novo esporte!

Nem as empresas nem ninguém quer trabalhar e conviver com pessoas robôs, por isso, não deixe a vida passar, dedique-se todos os dias a fazê-la valer a pena, e carpe diem.
Ellen Yanase

Um comentário:

lilinhageo disse...

às vezes estamos tão ocupados que esquecemos, ou até lembramos, mas sabemos que será impossível curtir o fds com a família ou com os amigos...
é sempre bom tentar se esforçar um pouco mais na semana pra conseguir um tempinho livre no fds...;)