Hoje a igreja católica apostólica romana de todo o mundo comemora o dia de Nossa Senhora de Fátima. Mas porque este dia? Como surgiu? .
No dia 13 de Maio de 1917, três pequenos pastores portugueses - Lúcia de 10 anos, Francisco de 9 e Jacinta de apenas 7 anos – brincavam enquanto as ovelhas pastavam na região da Cova da Iria, em Fátima, Portugal, quando avistaram uma senhora em meio a um forte clarão. Era a Virgem Maria, que veio lhes trazer mensagem de oração, penitência, conversão e fé. Pediu que todos rezassem o terço diariamente pela paz no mundo, que naquele momento vivia a Primeira Guerra Mundial.
.
Marcou então um encontro com os três pastores durante os próximos 6 meses, sempre no dia 13, em mesmo horário e local. E assim se sucedeu durante os meses de Junho, Julho, Setembro e Outubro. No mês de Agosto o encontro aconteceu em outra cidade, pois as crianças tinham sido levadas pelo “Administrador do Concelho” para outra vila. No dia do último encontro, em 13 de Outubro, cerca de 70 mil pessoas estavam presentes e testemunharam a aparição.
.
Depois da aparição, todos os presentes observaram o milagre prometido às três crianças em Julho e Setembro: o sol, assemelhando-se a um disco de prata, podia fitar-se sem dificuldade e girava sobre si mesmo como uma roda de fogo, parecendo precipitar-se na terra. No local da aparição foi construída uma capela em honra a Nossa Senhora do Rosário (ou Nossa Senhora de Fátima), onde hoje se transformou um lugar de peregrinação e atrai milhares de pessoas todos os anos.
.
Nossa senhora revelou três segredos a Lúcia, que já foram anunciados ao mundo: a visão do Inferno; a punição do mundo e o terceiro, que só foi revelado por Lúcia em 1981 ao Papa João Paulo II, seria o atentado àquele Papa ocorrido no dia 13 de Maio daquele ano.
.
A devoção a Nossa Senhora de Fátima no Brasil é fruto da colonização portuguesa. No dia de hoje milhares de fiéis lotam as igrejas onde rezam missas, novenas e fazem procissões. Eu mesma, se tiver um tempinho, vou passar na igreja, e fazer uma oração pela paz. O nosso mundo está realmente precisando disso!
.
Lívia Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário