segunda-feira, 12 de maio de 2008

Crescimento com planejamento

Sabemos que o Brasil é considerado um dos principais países em desenvolvimento, juntamente com Índia, China e Rússia (o chamado Bric).

Sabemos também que todo desenvolvimento traz consigo crescimento, e que para crescer de forma equilibrada é necessário planejamento e execução.

No entanto, existem alguns pontos que merecem destaque e atenção maior para o crescimento do nosso país.

Um dos pontos principais, como já é de conhecimento e alarde de todos refere-se à questão do transporte. Em grandes metrópoles, como São Paulo, a situação vem se tornando insustentável, sendo necessária a tomada de outras medidas além do rodízio de carros. Assim, tem-se que dar mais subsídios para outras medidas, como transporte coletivo e planejamento urbano de crescimento.

Outro ponto importante é a respeito da criminalidade nas grandes cidades. O crime inviabiliza e compromete as cidades brasileiras, sendo essencial um policiamento honesto e competente, com o importante apoio e cumprimento das leis.

Por último, deve existir uma política rigorosa de ocupação do solo, a fim de impedir o crescimento das favelas. Assim, é necessário o investimento em programas de habitação e o comprometimento para que se reverta a ausência do Estado nas favelas, a tempo de não chegarmos a um ponto em que isso se torne irreversível.

Cabe lembrar que sem cidades preparadas, o Brasil não será capaz de aproveitar o seu potencial de crescimento.

Acredito que o país tem grande capacidade de se tornar uma potência mundial dentro de alguns anos, no entanto, devemos seguir políticas consistentes que forneçam base para um crescimento próspero e duradouro.


Ellen Yanase

Um comentário:

Anônimo disse...

Bons pontos levantados, mas:

"Sabemos também que todo desenvolvimento traz consigo crescimento"

não entendi o que você quis dizer aqui, parece-me redundância.

"O crime inviabiliza e compromete as cidades brasileiras"

o crime realmente compromete as cidades, mas provavelmente não existem registros no mundo de cidades que se inviabilizaram e sumiram por conta do crime; nem mesmo Bogotá. Pelo contrário, o crime é típico das grandes cidades.

No geral, apesar de você ter citado estes como "pontos que merecem atenção maior para o crescimento do nosso país", referem-se apenas às matérias da pasta do ministério das cidades, e são especificidades urbanas. Devem ser resolvidos, claro, mas existem outras providências bem mais urgentes para o crescimento do PIB e renda per capita. Talvez coubesse no texto uma ressalva que estas são as maiores necessidades urbanas, e não as críticas para o crescimento.

Concordo em parte com a inclusão da política habitacional como prioridade: é só olhar pra tras e ver o quanto a indústria da construção cresceu na década de 70, impulsionada pelos planos habitacionais do governo militar.

No geral, as duas pastas mais críticas, para mim:

Educação: um país de analfabetos está fadado a exportar suco de laranja para sempre...

Infra-Estrutura: Não dá pra crescer sem mais Energia e Transporte. De transporte eu me refiro a Portos, Aeroportos e vias de escoamento, não o urbano.


Abraço!