Em um mundo cada vez mais dinâmico, no qual a velocidade da informação é cada vez mais rápida, as necessidades dos consumidores sofrem variações de acordo com o passar dos anos. Assim, tanto o hábito quanto o perfil do consumidor são influenciados pelo meio externo e pela evolução do pensamento.
Cada vez mais, o cliente vem aumentando o nível de exigência. Diante essa situação, para continuar em posições de liderança, as empresas precisam buscar o seu diferencial no meio cada vez mais complexo ao qual estão inseridas.
Diante essa realidade, segundo Roberto de Carvalho Dias, presidente da Itcon, a empresa deve responder às seguintes perguntas para conseguir enfrentar o mercado:
·Quem são seus clientes?
·Quem são seus concorrentes?
·Quem são seus parceiros?
·Como a empresa e seus produtos são vistos/compreendidos?
·Quais as alterações que devem ser feitas nos produtos e serviços para adequar as necessidades do consumidor atual e futuro?
·Quais os meios de comunicação que devem ser adotados para influenciar e fidelizar os consumidores atuais e futuros de forma lucrativa?
·Como sobreviver dentro da atual arena competitiva e distributiva?
De fato, é preciso muita informação, percepção e conhecimento de todas as frentes que venham a influenciar o futuro da empresa, principalmente, no que diz respeito a satisfazer o gosto do cliente, que é para ser o objetivo principal de um negócio.
Aprofundando essa linha de pensamento, vale ressaltar que uma das maiores dificuldades das empresas é identificar o que pensa, como age e quais as necessidades do consumidor contemporâneo.
Segundo a Revista Marketing - Março de 2008, para responder a essas questões, estudos vêm sendo realizados para tentar identificar os perfis psicográficos da população mundial. A responsável por esses estudos no Brasil é a empresa Y&R, que levantou o perfil dos consumidores. Vejamos o interessante resultado a seguir:
TRASFORMADOR - 9% dos brasileiros se enquadram nesse perfil - tem como necessidade a auto-expressão. Não gosta que a sociedade diga a ele o que fazer; é percebido como intelectual. Ele dita tendências.
EXPLORADOR – 10% da população do Brasil – é o primeiro a adotar as tendências. Ele é jovem de espírito, inquieto e individualista. É do tipo de pessoa que tem a necessidade do descobrimento.
VENCEDOR – corresponde a 19% dos brasileiros – é o tipo de consumidor que luta para ter seu próprio negócio, quer ter o controle, é empreendedor. Não é necessariamente uma pessoa rica, mas gosta de marcas Premium.
AMBICIOSO – somam 24% dos brasileiros – é materialista e ambicioso; se preocupa muito com a imagem, que status; é muito influenciado pela opinião da sociedade. Busca marcas de prestigio, que valorizam sua imagem.
CONVENCIONAL – 26% do nosso povo – são pessoas caseiras, que têm hábitos tradicionais e colocam a família acima de tudo. Procura segurança, não gosta de arriscar. Utiliza marcas tradicionais.
RESIGNADO – faz parte de 6% da população – é o mais conservador dos públicos; costumam escolher as marcas mais antigas e mais baratas do mercado. São os últimos a aderir a novos produtos e marcas; sua necessidade é a sobrevivência.
INCONFORMADO – 6% do total – eles não gostam de gastar dinheiro, são avessos ao consumo; esperam que a solução dos seus problemas venha de fora. Sem objetivo, ele, na maioria das vezes se coloca como vítima da situação.
Ao identificar o seu público alvo, a empresa mostra que suas idéias e objetivos estão alinhados com os desejos e buscas do consumidor e que está apta a continuar e, provavelmente, prosperar no mercado no qual atua.
Ellen Yanase
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