Neste Domingo, dia 27.04.08, finalmente arranjei um tempinho para praticar um dos meus esportes favoritos: Corrida de Orientação. Para quem não sabe do que se trata, aí vai uma explicação breve.A orientação, ou corrida de orientação, é uma espécie de Rally a pé. É uma prova onde um competidor, munido de um mapa topográfico e uma bússola, realiza um percurso em determinado local. O percurso a ser realizado está marcado no mapa, entretanto não há uma rota pré-estabelecida por onde seguir, apenas os pontos (também chamados de prismas ou pontos de controle) pelos quais se deve passar. Como se trata de competição, o percurso deve ser realizado no menor tempo possível. 

.
Os competidores podem concorrer em várias categorias, divididas por sexo, idade e grau de dificuldade da prova. Normalmente as provas são realizadas em áreas muito verdes o que dá um caráter (e isso eu adoro!) de eco-aventura à competição.
Os competidores podem concorrer em várias categorias, divididas por sexo, idade e grau de dificuldade da prova. Normalmente as provas são realizadas em áreas muito verdes o que dá um caráter (e isso eu adoro!) de eco-aventura à competição.
.
Considero a Orientação como uma prova de estratégia. A essência da Orientação é que a escolha da rota entre um ponto de controle e outro é definida pelo próprio atleta que deverá levar em consideração as facilidades e dificuldades existentes entre as várias rotas possíveis. Ou seja, para sair vencedor numa prova dessas, não basta apenas ter preparo físico, mas também rapidez de raciocínio, auto-controle e tomada rápida de decisão num desafio que ocorre num ambiente natural desconhecido.
.
Quem promove esse tipo de prova aqui em Fortaleza é a FECORI. Já pude participar de várias competições, e embora ultimamente tenha estado muito sem tempo decidi que vou dar um jeito de voltar a correr, e indico o esporte para todo mundo que conheço. Não precisa ser expert em orientação ou exímio atleta para competir, isso eu também não sou. Precisa apenas ter gosto por desafios, ter um coração aventureiro e inquieto. É pura adrenalina!
.Considero a Orientação como uma prova de estratégia. A essência da Orientação é que a escolha da rota entre um ponto de controle e outro é definida pelo próprio atleta que deverá levar em consideração as facilidades e dificuldades existentes entre as várias rotas possíveis. Ou seja, para sair vencedor numa prova dessas, não basta apenas ter preparo físico, mas também rapidez de raciocínio, auto-controle e tomada rápida de decisão num desafio que ocorre num ambiente natural desconhecido.
.Quem promove esse tipo de prova aqui em Fortaleza é a FECORI. Já pude participar de várias competições, e embora ultimamente tenha estado muito sem tempo decidi que vou dar um jeito de voltar a correr, e indico o esporte para todo mundo que conheço. Não precisa ser expert em orientação ou exímio atleta para competir, isso eu também não sou. Precisa apenas ter gosto por desafios, ter um coração aventureiro e inquieto. É pura adrenalina!
A prova de domingo vai acontecer no Parque do Cocó. Mais informações em: http://www.fecori.org.br/
http://www.orientacaomilitar.com.br/
http://www.cbo.org.br/site/index/index.php
.
Lívia Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário