quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

A Importância da Comunicação

Durante o Carnaval estive em uma cidade que muitos classificariam, no mínimo, como “exótica” para se passar o feriado, vez que seria este o senso comum sobre o local. Estou me referindo a Brasília, a cidade que todos dizem funcionar somente de 2ª à 5ª, e olhe lá.

Bem, eu também pensava dessa maneira, mas me surpreendi ao que a cidade é muito movimentada, acredito que até mais do que Fortaleza nesse feriado festivo.

Conhecendo a cidade tive a oportunidade de passear pela Esplanada dos Ministérios, visitar a Catedral, ver o belo Palácio do Itamaraty, dentre outros pontos turísticos. No entanto, uma coisa em particular me chamou a atenção, o setor de embaixadas, senti como se o mundo tivesse encolhido, placas indicavam: França, Reino Unido e EUA em frente; Tailândia e Rússia em outra direção, senti-me em um tabuleiro do jogo WAR. Cada país tentava expressar sua cultura e importância por meio dessas representações diplomáticas, fosse pela arquitetura, fosse pelo rigor na segurança ou pelo tamanho.

Outro aspecto interessante de minha viagem foi conhecer a Igreja (Nossa Senhora de Guadalupe) que fica ao lado do apartamento da minha noiva, onde as missas eram ministradas em português, inglês ou espanhol. Em um restaurante às margens do Lago Paranoá, conhecido como Pontão, haviam dois grupos sentados ao nosso redor que falavam alemão.

Essas experiências me lembraram a importância do domínio de idiomas estrangeiros, pois se chegamos a nos sentir deslocados em nosso próprio país imagine em uma viagem ao exterior?!

No mundo corporativo, o domínio de línguas estrangeiras é muito valorizado, quando não é pré-requisito para vagas nas melhores companhias. O conhecimento de mais um idioma abre novas possibilidades, tanto de emprego, como de cultura, já que permite, por exemplo, através da leitura, a compreensão de obras clássicas de outras nações.


Carlos Eugênio A. de Holanda

Um comentário:

Anônimo disse...

É verdade Carlos... concordo com você!!! Principalmente no mundo de hoje onde apreder mais rápido é o ideal das empresas que aprendem (hehheee)saber outras líguas destaca o profissional e o coloca em vantagem, pois consegue aprender mais e de fontes variadas e não terá problemas de comunicação se tentar aumentar seu "NETWORK"!!!!
Adoro aprender novas líguas e dou o maior apoio a quem se interessa... e, o defeito, não acreito quando uma pessoa não tem nenhum interesse a esse respeito.
Adorei o post!

Catarina Guimarães