A capacidade de se adaptar a uma tarefa ou um projeto pode ser difícil, mas, não estou falando apenas da disciplina ou da rotina, estou falando do entendimento ou compreensão de seu significado, como deve ser realizada e aonde se deseja chegar.
Esta necessidade de entender e entrar em sintonia não se aplica apenas a tarefas e projetos. Para se adaptar em uma empresa e as atividades que a mesma realiza é necessário obter todas as respostas para as questões levantadas acima.
Os funcionários de uma empresa podem ter excelente capacidade técnica e dominar um assunto de sua área de atuação com perfeição, mas caso não se encaixe na política, na visão e na missão da empresa, a sua habilidade pode ser reduzida, pois, é necessário que haja um equilíbrio entre tudo e todos. O papel da empresa é definir de forma clara a sua política e passar as informações para os funcionários de forma objetiva, que devem compreender e realizar as suas atividades sempre com a visão da companhia.
Posso utilizar como exemplo, uma ferramenta utilizada pelos trainees para desenvolver a capacidade de escrever: este blog. Em duas ocasiões tive problemas com o texto que iria postar, pois o mesmo não se encaixava no perfil do blog, ou seja, não estava em sintonia, eu não estava entendendo qual era a intenção do mesmo e, consequentemente, não sabia aonde queria chegar e o público que gostaria de atingir.
Este problema causou o re-trabalho, pois tive que reescrever os textos. Não fiquei chateado por ter que escrever, pois sei que tudo faz parte do aprendizado e sei também que a informação sobre a utilização do blog estava lançada, mas não consegui captar e utilizá-la da maneira correta.
Espero que desta vez tenha entendido a missão do blog e gostaria de saber se vocês, leitores, já passaram por este tipo de situação.
Tiago Becker
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