Nos dias 29 e 30 de novembro participei do curso sobre a utilização do programa Revit na sede do grupo Marquise. A plataforma do software é baseada na tecnologia BIM (Building Information Modeling). Essa tecnologia permite que arquitetos e engenheiros possam visualizar e projetar em 3D as futuras edificações. As possibilidades com a utilização dessa nova tecnologia são inúmeras. Os projetistas podem trabalhar em um ambiente 3D visualizando as diferentes interferências dos projetos que compõem uma edificação. Essa visualização permite que falhas ou detalhes construtivos sejam corrigidos antes da construção evitando o desperdício de materiais, tempo e mão-de-obra.

A libertação do papel na elaboração projetos na arquitetura e engenharia já é uma realidade. A tecnologia CAD (Computer-Aided Design ou desenho auxiliado por computador) já é bastante difundida nas universidades e empresas. Essa mudança da prancheta convencional para uma eletrônica foi uma revolução para os projetistas. Mas a novidade é que da tecnologia BIM permite construir maquetes eletrônicas com facilidade e rapidez. A tecnologia BIM permite que uma modificação pontual em pavimento possa ser copiada para os outros pavimentos automaticamente por exemplo. Toda informação fica registrada em um modelo tridimensional.
O fim do papel na criação de projetos já é aceitável e usual. No entanto, eu ainda concordo com Victor sobre o prazer que livro impresso proporciona. Considero o livro impresso “High-Tech”. Ele permite que a informação possa ser acessada sem a utilização de energia, é reciclável, sua consulta é rápida, podemos carregá-lo facilmente, adquirimos conhecimentos e informações por um preço acessível. Acredito que o livro impresso continuará por um bom tempo sendo a melhor opção. A tecnologia atual não possibilita o agradável prazer de uma leitura que o livro impresso permite. Será formidável o dia em que a indústria de eletrônicos possa substituir o papel pelo LCD unindo a capacidade de armazenamento da mídia eletrônica com o conforto para a vista do livro impresso.
Martonne Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário