sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Nosso companheiro imprevisto

Na segunda-feira passada, em mais um dia de estágio no DLU (Departamento de Limpeza Urbana) de Aquiraz, fui fazer um rápido trabalho no aterro daquele município. Assim que cheguei lá, o carro em que estava sofreu uma pane mecânica e fiquei no “prego”, tornando minha rápida visita em um longo período de 4 horas.

Para não ficar parado, aproveitei e fui à sala da administração do aterro e tive uma aula de como este funciona. Descobri como é feito o escoamento do chorume, como os canos são ligados para possibilitarem um escoamento ideal, conheci a função de uma lagoa de estabilização e o processo de pesagem dos caminhões. Nunca pensei que iria aprender tanto após um imprevisto como este, ou seja, o “prego” valeu a pena.

Por mais que exista um planejamento bem definido, os imprevistos acontecem e sempre nos acompanharão, tanto na vida profissional como na vida pessoal. Mas sempre temos que lidar com eles da melhor forma possível, tentando tirar algum proveito da situação e tomando as medidas corretivas necessárias para que não se repitam.

Nós, trainees, estamos passando por diversos treinamentos, tanto no estágio interno como na formação comportamental. Mas existem treinamentos que teremos apenas em situações do nosso dia-a-dia, como foi o meu na segunda-feira. Treinamentos estes não possuem hora nem local definidos, acontecem quando menos esperamos.

Fica a lição de que uma situação adversa e fora do normal (imprevisto) é uma grande oportunidade de crescimento. Cabe a nós identificar a oportunidade e buscar o aprendizado.

Germano Arraes

Um comentário:

Anônimo disse...

Gente,

Parabens!! O blog esta lindo... Adorei o novo layout!
Saudades...
Bjos,