quinta-feira, 29 de novembro de 2007

O medo, Inimigo ou aliado?

O que você entende por medo? Se olharmos no dicionário, podemos encontrar a seguinte definição: “Sentimento inquietante que se tem diante de perigo ou ameaça”, neste caso o medo pode ser traduzido por outras palavras: fobia, pavor e terror. Não é este tipo de medo que quero abordar, mas aquele que se traduz na ansiedade diante de uma sensação desagradável ou da possibilidade de fracasso.

Quem nunca sentiu medo diante da oportunidade de um novo emprego, uma mudança de cargo ou algo parecido? Acho que praticamente todos nós já sentimos medo em uma situação como esta, mas não se preocupem isto é a coisa mais natural do mundo! O medo é uma sensação presente em todo ser humano, apesar de muitos tentarem esconder ou até mesmo negar.

Porém há algo positivo em sentir medo: em muitas ocasiões ele pode nos ajudar a crescer. Você deve estar se perguntando, como isso é possível? O medo provoca a liberação de uma substância denominada adrenalina, que prepara o corpo para reagir à ameaça ou as ameaças. Podemos tornar o medo um fator positivo quando canalizamos esta energia para as atividades do nosso dia-a-dia e a transformamos em motivação, em garra, em gana.

Você já se perguntou o que motiva os adeptos de esportes radicais, como bung-jumping ou vôo livre? Pois bem, o que motiva a grande maioria destes atletas é a superação do medo. O que estes atletas fazem nada mais é do que transformarem seus medos em desejo, em impulso, em garra, em força para superar seus obstáculos. Cada salto é um desafio e revela uma surpresa única.

O primeiro passo para transformar nossos medos em algo produtivo é reconhecê-los e encará-los. Uma vez feito isso podemos utilizar a energia que este sentimento produz como motivação para nos aperfeiçoar cada vez mais, como força para superarmos os obstáculos e alcançarmos os nossos objetivos.

Tenha o medo como seu aliado e não como seu inimigo, pois em muitos casos ele poderá lhe tirar de uma indesejável acomodação.

Daniel Nogueira

Nenhum comentário: