Um dia desses li uma frase de Philip Kotler, autoridade mundial em marketing, que dizia o seguinte: “Não faz sentido prometer serviço excelente antes de os funcionários da empresa estarem prontos para fornecer”.
Os colaboradores devem ser os primeiros clientes dos bens, serviços e campanhas de marketing externo. Com todos os funcionários a par do negócio da empresa, motivados, bem treinados, bem remunerados e valorizados em suas profissões, a produtividade cresce significativamente. Com produção elevada e excelência operacional a empresa se torna mais competitiva.
Na área de limpeza urbana podemos notar com facilidade a importância da valorização dos coletores (geralmente esquecidos pela sociedade), motoristas, mecânicos, varredores,... Quando eles recebem inúmeros benefícios, salário em dia, bom ambiente de trabalho e sabem da importância dos seus trabalhos, a motivação é real e a qualidade é percebida pelos clientes.
Todas as ações de endomarketing são dirigidas ao público interno, mas o resultado é gerado no mercado, daí a importância de o pessoal de marketing olhar primeiro para dentro da empresa.
Ruben da Cunha Gonçalves
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