terça-feira, 23 de outubro de 2007

A necessidade das políticas socio-ambientais

O mundo passa atualmente por um processo de transição em função das mudanças climáticas. Isto tem conduzido a uma profunda revisão de estratégias empresariais, governamentais e, até mesmo, individuais na busca por um desenvolvimento ecologicamente orientado. A conseqüência mais notável destas mudanças climáticas é o aquecimento global, fruto principalmente do uso de combustíveis fósseis na produção de energia demandada pela sociedade. A queima de combustíveis fósseis resulta em emissões de gases poluentes na atmosfera, que impedem os raios solares de se dispersarem além da camada de ozônio.

Este fenômeno está fazendo com que empresas, e mesmo nações, que contribuem historicamente e fortemente com a emissão destes gases, sintam-se pressionadas a revisar suas praticas industriais e agrícolas. Estas estão criando um conjunto de leis visando reduzir sistematicamente a quantidade anual de emissão de poluentes. A conseqüência global é a busca de ações orientadas à sustentabilidade, já que as emissões de gases do efeito estufa - gases que afetam a camada de ozônio (em especial o CO2) - tendem a se estabilizar e, futuramente, a serem reduzidas.

Algumas organizações, de maneira espontânea ou pressionadas por leis ambientais restritivas, já estão adotando medidas neste sentido e até lucrando no mercado emergente que valoriza ações de empresas que comprovem a redução de emissões de gases de efeito estufa.

Enquanto as políticas sócio-ambientais não são integralmente adotadas por todas as empresas, povos e nações de todo o mundo, são fundamentais as ações desenvolvidas por ambientalistas e por organizações que estão se tornando extremamente agressivas na adoção de políticas ecologicamente corretas. Em uma análise mais crítica, alguns podem associar tais iniciativas apenas a uma estratégia de marketing. Contudo, mesmo considerando esta hipótese, tais ações não deixam de contribuir para uma crescente conscientização da população quanto à necessidade de proteger o meio ambiente.

Tiago Becker

Um comentário:

Unknown disse...

Exelente texto Tiago!!
Assunto prioritario neste momento de nosso planeta !!E muitas nações, empresas e a sociedade, estão voltadas para resolver esse problema. Tdo depende da concientização e boa vontade de todos os povos desse maravilhoso planeta Terra.
Abraço!
Angela