quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Diga NÃO!

Você é conhecido como alguém extremamente prestativo? Alguém que assume muitas tarefas, que dificilmente diz “não”?

Calma aí! Antes de você responder seu velho e mais corriqueiro “sim”, pense um pouquinho comigo. Se questione...

É interessante dizer “sim” a tudo o que os filhos pedem? É vantajoso dar resposta positiva as tarefas dos outros enquanto você nem concluiu as suas? É rentável aceitar tudo o que os vendedores (por sinal, bastante insistentes) oferecem a você? E dizer “eu vou pensar” para muitos convites que lhe fazem, enquanto você não tem o menor interesse em aceitar, você acha que isso é bom só pra lhe conservar a fama de “gente boa”?

Saiba dizer NÃO! É importante!

Respostas negativas são fundamentais para a vida de qualquer pessoa. Pode parecer contraditório, mas existem “não´s” positivos. Tanto na vida pessoal, familiar, como na vida profissional. Não se deve aceitar todas as propostas de trabalho, todos os acordos e negociações, todos os investimentos e todos os pedidos. Antes de tudo é necessário analisar as conseqüências de qualquer “sim”.

Se você tem dificuldades de organizar seu tempo, de não obedecer aos planejamentos já que aparecem tantos trabalhos “extras”, saiba que a habilidade de dizer “não” é vital para economizar tempo no seu dia-a-dia.

Li uma chamada na revista VOCÊ S/A, desta semana, sobre o lançamento do livro O Poder do Não Positivo (Editora Campus/Elsevier) e acabei me inspirando pro post. Espero ter contribuído com algum leitor que se identifica com esse mundo de tantos “sim´s”.

“Só diga NÃO quando não puder dizer SIM, mas se tiver que dizer não, o faça com a mesma tranqüilidade com que diz o sim."

Luana Marques

3 comentários:

Trainee disse...

Concordo com seu pensamento Luana, não devemos ficar com peso na consciência por dizer "não" aos outros. Afinal, não estamos nessa vida para sermos bonzinhos; também temos nossas obrigações e estas vêm em 1o lugar.

Ivo Dias

Anônimo disse...

É verdade Ivo. Os excessos de "sims" atrapalham qualquer planejamento, furam procedimentos... fora que sufocam muitas pessoas, enquanto outros se aproveitam desses seres "positivos".

Luana

Anônimo disse...

Luana,

Realmente este post tem tudo haver com o jeito aquariano de ser...rsrs
Saber dar um "não" é primordial em tudo na nossa vida.
Quando vc falou dos insistentes vendedores, parecia que vc estava falando comigo. Recentemente, comprei algo que não agregou valor nenhum, pelo simples fato de não saber dizer não. Ainda bem que não me afetou de alguma forma.

Há! Valeu por colocar uma fotinha no artigo.

Abraços