Liderança é um dos termos mais mencionados no mundo corporativo atual: habilidade de influenciar pessoas a trabalharem para atingir um objetivo em comum. Na terça-feira, 16, eu e o Ivo ficamos até mais tarde no Gran Marquise Hotel para a palestra de James Hunter, autor de “O Monge e o Executivo” , livro tão consagrado em vendas no Brasil. Muitas pessoas vieram curiosas, querendo escutar coisas extraordinárias que revolucionassem suas vidas. O que escutei foram princípios simples, segundo ele, tirados de vários ensinamentos de antigos, mas com um enorme poder, caso sejam seguidos. Para James, todos nós somos líderes. É uma questão de escolha e prática. Ele é bem claro quando diz que ler o seu livro não mudará a vida das pessoas. Liderança não é internalizada somente com leitura. É preciso aplicar os princípios de um líder em sua vida, caso queira ser, viver, liderança.
O líder servidor de Hunter obedece a uma regra. A regra de ouro: “Trate os outros do modo como gostaria de ser tratado”. James diz que para ser aquele pai que gostaria que o seu fosse, ser o filho que gostaria que o seu fosse, ou ainda o vizinho que gostaria que o seu fosse. Afirma que um bom líder age com humildade. “Como você quer que as pessoas sejam o melhor que elas podem, se não tenta ser o melhor que pode?”. Para comandar sua vida, uma pessoa deve assumir a responsabilidade por ela, apresentar-se como responsável por estar ali, do jeito que está, seja o motivo o erro, omissão ou submissão. É preciso ganhar a batalha: O que devemos fazer VS o que queremos fazer. Vou além disso. No conceito mais atual de liderança, vigora a regra de platina: “Trate as pessoas como elas precisam ser tratadas”. Chegamos a essa conclusão dada a diferença entre as pessoas, que tê
m personalidades e necessidades diferentes.Ao final da palestra, James tirou fotos com o público, autografou livros e trocou algumas palavras com as pessoas. Aliás,Hunter está escrevendo o seu terceiro livro, ainda sem título, mas que será lançado no meio de 2008. Será a continuação do “Monge e executivo”.
Quanto ao leitor, concorda com as idéias de Hunter sobre liderança? Já leu “O Monge e o Executivo”? O que achou do livro? E o próximo? Está na expectativa, ou não? Certo ou não, ele ainda vende milhares de exemplares do seu livro e há uma grande expectativa pelo próximo. Deixo, para reflexão, uma citação que muito me inspira: “Muda, que quando a gente muda, o mundo muda com a gente. A gente muda o mundo na mudança da mente” – Gabriel Pensador. Despertemos a liderança em nossas vidas!
Um grande abraço,
Victor Mota
4 comentários:
Acho muito interessantes as idéias contidas no livro O Monge e o Executivo. Elas provam que para ser lider, não é necessário ter uma equipe de subordinados. A liderança verdadeira está nas atitudes da pessoa que agregam valor ao grupo. Isso é o que Hunter defende: há uma grande diferença entre o poder e a autoridade.
Iolam Júnior
Gostei do comentário Iolam. O sucesso de um grupo depende da liderança de todos. "O mundo está repleto de gerentes, mas desesperadamente carente de líderes!"
MUDAR! Adorei a frase do Grabriel o Pensador que você colocou no texto! Realmente para grandes mudanças precisamos começar pelas pequenas, mudando aquilo que precisa ser feito e/ou pensado diferente. É fazer como o beija-flôr que leva água na ponta do bico querendo apagar o incêndio na floresta. Ele sozinho não apaga o incêndio, mas ele fez a parte dele e mesmo sendo pequenino fez a diferença - Deu exemplo aos demais!
Não devemos evitar as mudanças... Só assim se evolui!
Adorei o artigo Victor!!!
Bom final de semana!
Obrigado, Cata. É pensando por nós mesmos que evoluímos. O mundo está do jeit que está porque as pessoas justificam suas atitudes pelas dos outros. Aonde iremos parar se todos adotarem que "a minha atitude e comportamento dependem dos seus"? Uma mudança de pensamento quando parte para a atitude pode mover montanhas!
Postar um comentário