domingo, 16 de setembro de 2007

Vida. Eterna análise de Conjuntura.

Assim como o feedback tem sido algo novo e constante no nosso dia-a-dia, outros aspectos foram introduzidos ou vêm sendo aperfeiçoados na nossa rotina como trainees, e não somente, mas têm sido acrescentados para a nossa vida.

- Alguém sabe o que é Análise de Conjuntura? – Essa foi a primeira pergunta que um dos superintendentes da Marquise nos fez no nosso primeiro encontro que leva o mesmo nome. E saber, saber, a gente até sabe, a gente ouve falar, a gente entende, mas na hora da pergunta não encontrei as palavras certas para definir bem direitinho o que seria. Pois é, e nunca pensei que num sábado à tarde eu fosse me sentir tão pequena...Não no sentido da estatura (que eu já sei que sou), mas no sentido do conhecimento. Começando por encontrar a tal definição na minha cabecinha.

Pois bem, segundo o Dicionário de Direitos Humanos, “Conjuntura inclui o conjunto de circunstâncias e características relacionadas à definição de um determinado contexto, que pode ser pessoal, grupal, social, econômico, técnico, ambiental, institucional, municipal, nacional, por exemplo. Fala-se em Análise de Conjuntura, quando são considerados os elementos, as características e as relações que definem o jogo de forças que determinam uma dada realidade. A conjuntura é o ponto de partida para definição de projetos, intervenções e ações de diferentes naturezas. Conjuntura é a realidade com suas múltiplas determinações internas e externas”.

Esta era a resposta! Mas deu pra entendê-la? Lendo assim, pode até ficar complicado de visualizar com clareza, mas a tradução disso tudo pode ser: “Nada na vida da gente, na nossa cidade, no nosso país, no mundo, acontece de forma isolada, acontece pontualmente”. Esta tradução-resumo explica o “eu me sentir pequena”. Percebi o quanto preciso crescer no meu conhecimento e não enxergar os fatos isolados.

Não adianta eu pegar o jornal e ver as notícias do dia sem analisá-las a longo prazo. Quando uma matéria fala sobre a crise financeira dos EUA, por exemplo, imediatamente preciso recorrer a fatos passados para justificá-la e perceber que conseqüência terá para o Brasil e para o mundo no presente e no futuro. Se a matéria aborda o caso do Senado brasileiro, não posso enxergá-la apenas como fato, faz parte de um contexto político e de um contexto histórico. Se não me importo em conhecer os candidatos à prefeitura da minha cidade e analisar suas propostas, posso ter certeza que o que acontecerá no mandato, de bom ou ruim, interferirá diretamente na minha vida. Assim também, a forma como fui educada e as experiências que vivi quando criança, adolescente, jovem, fazem parte de uma conjuntura, são elementos diretamente relacionados com decisões e atitudes que terei quando adulto.

Esses fatos e dados nem sempre são determinantes. Isso é verdade. Mas todos os elementos se inter-relacionam e se influenciam de alguma forma. A conjuntura poderia ser associada à vida (passado, presente, futuro; nascimento, desenvolvimento, morte). A análise da conjuntura seria o estudo da vida de acontecimentos. A vida seria, então, uma eterna análise de conjuntura, cuja análise não é apenas informação, é ponto de partida para decisões.

Luana Marques

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Luana,

Parece ser mais facil e certo, realmente, analisar um fato atraves das circunstancias na qual ocorreu, e nao somente em vista do fato em si. Atraves dessa analise (de conjuntura), tem-se maior controle dos fatos futuros, que por muitas vezes se tornam previsiveis. Assim, como voce mesma disse, a analise de conjuntura realmente se torna ponto de partida na tomada de decisoes.

Ate mais.

Anônimo disse...

Ótima abordagem sobre o assunto é dada por Betinho em "Como se faz análise de conjuntura" - Editora Vozes...

;^)

Chico
www.casadochico.blogspot.com