Bolsa de Valores! Grande parte dos Brasileiros “tremem” ao ouvir a expressão: “O índice BOVESPA cai drasticamente”. O que será? “Deve ser algo muito complexo investir em ações”. Talvez o leitor, também, esteja- se perguntando sobre o assunto. Partindo de um conceito geral, temos: "Bolsas de Valores são sociedades com ou sem fins lucrativos constituídas com a finalidade de estimular, facilitar, o mercado de valores mobiliários". Para os que não cursaram a disciplina de Mercado Financeiro, reprovaram, não entenderam nada ou estão pensando em desistir de ler o post agora: por favor, insistam um pouco mais! Obrigado!
Ao contrário do que muitos imaginam, investir no Mercado de Capitais tem-se tornado cada vez mais simples. As bolsas de valores descobriram nos, até então, desinformados cidadãos, uma fonte enorme de capital investidor. Uma prova disso é o programa BOVESPA vai até você, desenvolvido pela Bolsa de Valores do Estado de São Paulo (BOVESPA). Tratam-se de políticas e atitudes que estimulam o investimento, por parte da população, em títulos do mercado mobiliário. As informações são facilmente encontradas nos Sites das sociedades corretoras e da própria BOVESPA, o que facilita o entendimento de alguns conceitos básicos para começar (O INI, Instituto Nacional dos Investidores, oferece um programa que dissemina valores e princípios para tornarem pessoas em investidores conscientes para investirem em ações). Além do mais, há uma disposição de ferramentas que facilitam o investimento e dão comodidade aos ivestidores. Uma delas é o Home Broker (“instrumento que permite a negociação de ações via Internet. Ele permite que você envie ordens de compra e venda de ações através do site de sua corretora”). Para o leitor que despertou o espírito empreendedor e lembrou que tem pouco dinheiro para investir: Não desanime, há boas notícias! Empregados de uma mesma empresa, membros de uma classe, família ou até mesmo um grupo de amigos podem constituir um clube de investimento, a partir do qual são feitas aplicações financeiras orientadas por uma corretora credenciada na Bolsa. Cada clube, orientado, desenvolve o seu perfil característico de investimento e quanto mais membros o constituírem, maior será a possibilidade de diversificar as aplicações. interessante, não?
Finalmente, deixo um forte abraço a todos os leitores e o campo aberto às discussões sobre investimento, assunto merecedor de atenção por todos que pensam no futuro.
Victor Mota
http://www.bovespa.com.br/InstSites/bovespavaiatevoce/Index.asp
Um comentário:
É interessante ver o atual movimento de empresas cearenses indo em direção à bolsa e pensar no papel que nós administradores temos dentro dessa nova realidade.
O mercado de ações pode trazer enormes benefícios a todos os lados envolvidos e é mandatório traduzir todo o vocabulário capaz de afastar aqueles sem intimidade com o assunto.
Explicar a questão do risco e do ganho no longo prazo - com perdas no meio do caminho - é dever de todos nós profissionais do setor.
Home Broker para pessoas físicas? Ao contrário do que muitos apregoam, pode ser uma ferramenta perigosa de popularização. Talvez faça sentido em momento futuro, não nesse... Por enquanto ainda soa como "conselho de gerente"...
;^)
Chico
www.casadochico.blogspot.com
Postar um comentário