terça-feira, 29 de julho de 2008

Mudança de hábito

Há duas semanas inclui a corrida como minha primeira atividade diária. Essa mudança de hábito foi necessária devido ao meu calendário de atividades para o próximo semestre que começa na semana que vem. Como não terei mais condições de ir para academia no período da noite, a corrida será a alternativa mais viável devido à correria do dia-a-dia. E inicialmente essa mudança não foi fácil. Pela manhã meu organismo ainda está "em macha lenta" e meu rendimento não é o mesmo do que no período da noite, mas mesmo assim, já estou percebendo uma mudança gradual quando acordo.

.

Nos primeiros dias não conseguia me levantar com muita disposição para praticar atividades físicas. Em plenas férias a vontade de dormir é uma tentação constante. Mas não podia fugir do meu propósito que é a pratica de exercícios físicos pela manha. Estou tentando gradualmente tornar o hábito de praticar exercícios fiscos igual a hábito da leitura consolidado durante o programa Trainee.

.

No entanto, a maioria da população mundial não possui esse hábito. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 2 milhões de pessoas morrem por ano no mundo em razão do sedentarismo. .

.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia estima que entre 70% e 90% dos brasileiros são sedentários, divididos entre aqueles que não praticam exercícios e os que desenvolvem atividades físicas sem regularidade. Apenas 10% da população do Brasil pratica exercícios físicos regularmente.

.

A falta de atividade física aliada a fatores como fumo, diabetes, pressão alta, entre outros, contribui para o aparecimento e agravamento de doenças cardíacas. A prática de exercícios físicos, em especial os exercícios aeróbicos, melhora a qualidade de vida e diminui a incidência de complicações cardiovasculares.

.

Os exercícios aeróbicos aumentam a oxigenação dos músculos e do organismo. Eles trazem uma série de benefícios, como controle do peso e pressão arterial, redução das taxas de gordura e glicose, aumento do bom colesterol, resistência muscular, mobilidade das articulações e equilíbrio.

.

Caro leitor, o que você acha da prática de exercícios físicos pela manhã?

.

Martonne Filho

.

Fonte:

http://portal.rpc.com.br

Nenhum comentário: