segunda-feira, 28 de julho de 2008

Olimpíadas de Pequim e a poluição do ar.

Estamos todos ansiosos com a chegada do dia 8 de agosto: início das Olimpíadas em Pequim, China. Os jogos olímpicos causam euforia na população do mundo, e todos desejam ver seus atletas arrastarem títulos e medalhas pra casa. É o momento de mostrar que todo o tempo investido em treinamento não foi em vão.
.
Contudo, um fator preocupa as delegações de todos os países: a qualidade do ar na capital chinesa. "Existem razões para que todo o mundo, incluindo atletas e organizadores, fique preocupado com a qualidade do ar. As emissões de PM10 não cumprem sequer os limites nacionais, o que dizer dos [limites] da OMS (Organização Mundial de Saúde)", afirmou Lo Sze Ping, diretor da campanha do Greenpeace na China.
.
As fontes poluidoras são muitas. O carvão mineral, fonte de energia barata, fornece 80% da eletricidade chinesa. Por causa dele as fábricas, ao mesmo tempo em que geram renda e movimentam a economia, lançam fumaça das chaminés (sem filtro) e produzem a chuva ácida que destrói monumentos e plantações. Há também os resíduos gasosos da queima do diesel nos veículos, a água contaminada com resíduos industriais e humanos e a poeira fina do deserto de Gobi. Tudo isto cria uma camada de ar cinzento que polui a paisagem da cidade.
.
O governo chinês tem tomado medidas para amenizar o problema: plantou 60 milhões de flores ao longo das avenidas, criou uma floresta de 530 mil árvores junto ao complexo olímpico, interrompeu construções, mandou parar algumas fábricas e estabeleceu regras para rodízio de veículos que deve tirar de circulação mais de 1 milhão de veículos.
.
Acontece que apesar de medidas para tentar reduzir a quantidade de PM10 no ar Pequim ainda não conseguiu atingir níveis seguros de emissão. Certamente esse grau de poluição prejudicará o desempenho dos atletas, e com a exposição contínua pode causar asma, problemas cardiovasculares, câncer de pulmão, dentre outros.
.
Sob os holofotes do mundo, o principal desafio da China é desfazer a imagem de maior poluidor do planeta. Eu como torcedora, espero de imediato que o ar de Pequim não interfira no bom desempenho da delegação brasileira. Eu como cidadã do mundo, espero uma providência para amenizar os efeitos sobre nossa casa – o planeta Terra.
.
Livia Ferreira

Um comentário:

Anônimo disse...

Se depender de soluções corretivas a imaginação dos chineses vai longe... olhem no link

http://msn.lancenet.com.br/especiais/PEQUIM-2008/noticias/08-07-30/347232.stm?china-faz-chover-para-limpar-ceu-de-pequim

Mas o importante mesmo é combater o problema na fonte, ou seja, na redução da emissão de poluentes, deve ser mais barato e eficiente.

Abraço Trainees