quinta-feira, 3 de julho de 2008

Antes tarde do que nunca

O governo decidiu endurecer as penas aos irresponsáveis que insistem em dirigir depois de consumir bebidas alcoólicas. A lei da tolerância zero, aplicada sobre o consumo de álcool para quem dirige, tem causado grande polêmica e dado margem para diferentes interpretações.

Antes, um motorista podia ter até 0,6 gramas de álcool por litro de sangue, o equivalente a dois copos de cerveja. Após a implementação dessa lei, os motoristas flagrados excedendo o limite de 0,2 gramas de álcool por litro de sangue devem pagar uma multa de R$ 957 e ter a habilitação suspensa por um ano. Vale ressaltar que esse valor é atingido por quem bebe uma única lata de cerveja ou uma taça de vinho.

Quem for apanhado pelo bafômetro com mais de 0,6 gramas de álcool por litro de sangue, marca alcançada após o consumo de três latas de cerveja, corre o risco inclusive de ser preso.

Exagero? Você pode pensar assim... Mas, para ser sincera, em casos como esses quando existem vidas em jogo, é melhor pecar por excesso de exagero do que por falta dele. Enquanto isso, espero para ver o dia em que existirá nesse país a lei da tolerância zero para a fome, miséria e corrupção. Essa já passou da hora, mas como diz o ditado, “antes tarde do que nunca”.

Jaqueline Barsi

Nenhum comentário: