Você já parou para pensar como todo tipo de relacionamento é complicado? Quem não passou por dificuldades com o marido, com os filhos, com a namorada, o professor, o chefe, com alguma equipe? E você já se perguntou se o problema não teria sido comunicação?
Apesar da intensa evolução em tecnologia e em conhecimento, há uma problemática que não depende muito dos meios, uma combinação que para ser bem sucedida depende mais de nós mesmos: relacionamento e comunicação! Esta combinação exige um eterno aprendizado.
Quando você enfim conseguiu aprender a conviver com a mãe, por exemplo, precisa aprender a conviver com a namorada e a sogra. E não pense que a receita é a mesma, elas são extremamente diferentes! Você descobriu o segredo de lidar com os filhos? Pois é, caso tenha alunos ou netos, as facetas que aprendeu já não serão as mesmas. Você desenvolveu o conhecimento acadêmico? Não quero ser chata, mas não é tão simples atuar numa empresa apenas com o seu potencial intelectual, lá também existem as pessoas. Então, caro leitor, o desafio dos relacionamentos só acaba quando sua vida acaba. Afinal, você não está sozinho nesse mundo!
Todos temos necessidades de nos expressarmos. Seja o que sentimos, o que pensamos, o que desejamos. Engraçado perceber, por exemplo, que perto dos 12 meses de vida é que uma criança consegue balbuciar as primeiras palavras. E mesmo antes disso, ela já utiliza outra ferramenta para se expressar: o próprio corpo. Existe a necessidade de se fazer entender. Outro detalhe é a importância da escuta. É incrível como as pessoas não param para pensar
Os problemas de comunicação são intangíveis, com causas desconhecidas e conseqüências incalculáveis. Erros de fala, erros de entendimento... As falhas da comunicação geram desajuste de foco e de objetivos, desperdício de energia e desgaste. As empresas têm sofrido bastante com o mal chamado comunicação.. Estudiosos como o guru empresarial norte-americano Peter Russell chegou a dizer que atualmente cerca de 90% dos problemas das empresas giram em torno da comunicação (da ausência dela).
Percebo uma relação muito importante entre comunicação, relacionamento e valores. Sem respeito, humildade, preocupação com o outro e comprometimento, todas as ferramentas para melhorar problemas de diálogo serão desgastantes. Não só na empresa, mas na sociedade como um todo.
É necessário calar para ouvir. É fundamental saber acolher críticas e reconhecer erros. É imprescindível ter percepção de conjunto, de visão sistêmica e de espírito de equipe. É importante que as pessoas tenham determinação e se comprometam com os objetivos claros, que tenham consciência de onde estão aplicando energia.
Muitas equipes se desfazem... Muitos casamentos se desfazem... Muitas amizades se dissolvem... E quase sempre a causa é a comunicação. Culpa do emissor, sim! Do receptor, também! De quem detecta o problema e não tenta resolver. De quem ouve o problema e acha que não é com você. De quem não se compromete com o aprendizado e a melhoria. É preciso aprender a falar e como falar. É preciso saber ouvir.
A base do desgaste é a comunicação. Mas a comunicação desgasta a essência que é a confiança. E a confiança é a base de tudo. E tudo é uma questão de comunicação!
Luana Marques
Nenhum comentário:
Postar um comentário