segunda-feira, 14 de abril de 2008

Mudanças

Há algumas semanas ocorreram duas mudanças no meu estágio interno: primeiro – o meu amigo Ruben saiu do programa e ele era o meu companheiro de estágio, quem está ao meu lado agora é a minha amiga Lívia; em segundo lugar o meu estágio nas filiais terminou e agora estou no escritório central, mais especificamente no Núcleo de Gestão do Departamento de Limpeza Urbana.

Gostaria de comentar com vocês o que eu pensei sobre estas mudanças, já que estou em um programa Trainee e toda modificação pode acrescentar no meu aprendizado. Partindo deste ponto, eu tenho que prestar atenção em como posso aprender e com o que devo ter cuidado, já que estou ao lado de uma pessoa diferente, com características totalmente diferentes da do meu amigo Ruben e também estou em um setor que controla a operação das filiais e mostra uma abordagem diferente, incentivando o aumento dos resultados, mas com uma característica de controle também.

Vou primeiro falar sobre a mudança de par. O Ruben era uma pessoa muito reservada, que pensava muito antes de responder e sempre soltava “pérolas”, devido a sua alta capacidade de observação. Eu já sou diferente, sou expansivo, gosto e falar, interagir com todo mundo e, às vezes, sou impulsivo. A vivência entre nós dois era complementar, ou seja, ele podia absorver características minhas positivas e vice-versa.

No caso da minha amiga Lívia, nós temos comportamentos muito parecidos, mas também temos defeitos. Essas características negativas que temos em comum devem ser notadas e apagadas, dependendo do quanto às mesmas podem prejudicar nos relacionamentos interpessoais.

O segundo ponto do meu texto é à saída das “pontas” para a matriz, onde foi possível perceber a mentalidade de controle, a velocidade de chegada das informações, das novidades. Pode-se perceber também o trabalho de auxílio às filiais, ou seja, as “pontas” são os clientes e a matriz deve trabalhar de forma a melhorar a operação.

A minha intenção com este texto, foi até um exercício para visualizar o meu aprendizado nos dois quesitos e também para mostrar aos senhores leitores como é a vida de um trainee e como ele encara as mudanças no dia-a-dia.

Tiago Becker

Nenhum comentário: