quarta-feira, 16 de abril de 2008

Como anda a sua inteligência emocional?

Gostaria de compartilhar com vocês a leitura de um livro excelente chamado “Inteligência Emocional”, de Daniel Goleman. Ao ver o título o interesse não me despertou, mas ao longo da leitura, o envolvimento com o assunto é inevitável.

O livro aborda questões sobre quociente intelectual e quociente emocional. Sua teoria nos mostra até que ponto devemos permitir que a emoção interfira em nossos comportamentos e atitudes e como adequá-las à nossa realidade.

Em qualquer relacionamento, seja ele pessoal ou profissional, devemos respeitar as diferenças e saber lidar com os limites das pessoas. Muitas vezes a impulsividade toma conta de nós e agimos antes de pensar e depois nos arrependemos de nossas atitudes. Só que não podemos voltar no tempo, então, para que o arrependimento não tome conta de nós, podemos aprender a equilibrar emoção e razão em nossas relações.

Essa leitura imperdível nos mostrar que tanto a impulsividade, como outras formas de expressar os sentimentos podem e devem ser equilibradas. O livro nos mostra que não devemos ser vítimas de nossas emoções. Temos total poder para controlá-las através da inteligência emocional.

A autoconsciência e o autocontrole são fundamentais em nossas vidas para que tenhamos um bom relacionamento interpessoal e para que saibamos estabelecer relações humanas verdadeiramente significativas e duradouras.

Jaqueline Barsi.

Nenhum comentário: