segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Gestão Ambiental

De acordo com o nosso programa de formação, concluímos ontem mais um curso da grade, o de gestão ambiental.

Sendo este um tema muito atual, é de importância de todos saber um pouco mais sobre o assunto.

Durante o curso, enquanto o professor nos falava sobre a importância da educação ambiental, percebemos que a mesma era muito mais direcionada para ações futuras do que presentes, sendo o público-alvo jovens e principalmente crianças.

Em meio às explicações surgiu uma dúvida. E quanto a educação dos adultos de hoje? A resposta já é conhecida: é mais fácil ensinar a próxima geração, do que tentar mudar os modelos mentais da geração atual.

Tenho que dizer que discordo desse pensamento. Logicamente, parece ser mais fácil pensar a longo prazo, no entanto, vejo a necessidade de trabalharmos com os adultos de hoje.

São várias questões que me fazem pensar dessa maneira, a primeira delas é bem simples. Acredito que a implementação dos ensinamentos proporcionados às crianças hoje necessitam do exemplo dentro de casa para que tais hábitos realmente tornem-se parte de sua cultura.

O outro argumento é que todo ser humano deve estar sempre buscando aprender, aperfeiçoar-se e adaptar-se ao novo. Vendo dessa maneira, acho que estamos sendo comodistas quando dizemos que não adianta tentar educar adultos e desafiá-los a quebrar modelos mentais.

Portanto, creio que devemos promover a educação ambiental informal com a mesma responsabilidade e importância que conferimos ao modelo formal.

Finalizando, deixo para vocês um trecho do Art. 1o da Lei no 9.795 de abril de 1999, que define Educação Ambiental, para conhecimento e reflexão de todos.

"Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade."

Ellen Yanase

Nenhum comentário: