domingo, 27 de janeiro de 2008

Segurança do Trabalho

Boa noite caros leitores,

O blog é um espaço de informações, debates, interatividade e entretenimento. Sendo assim, é sempre um grande prazer quando temos a presença de convidados no nosso espaço, de maneira a compartilhar com vocês um pouco do conhecimento dessas pessoas que de alguma forma admiramos e acreditamos em sua contribuição para o enriquecimento do blog. Hoje temos o post do convidado Ronaldo Oliveira , técnico de Segurança no Trabalho na área de limpeza urbana. A seguir o seu artigo:

Segurança do Trabalho

Nos dias atuais, a tecnologia vem modernizando as atividades dos processos produtivos em todos os segmentos seja o de produto ou serviço. Contudo, ao capital humano, propulsor dessas atividades, não é dada a devida importância e isto é facilmente visualizado quando pensamos em segurança durante a jornada de trabalho.

Devemos reconhecer que estamos sempre expostos a diversos fatores que podem predispor a um acidente, seja no trabalho, no lazer ou mesmo dentro de casa. Assim, a primeira providência a ser tomada para prevenir acidentes é fazer uma APR (análise preliminar do risco).

A segurança no trabalho tem como missão a prevenção constante dos acidentes e doenças decorrentes do trabalho e portanto busca incansavelmente a conscientização dos colaboradores em sua atividade.A segurança do trabalho é de fundamental importância para o crescimento das organizações como um todo.

Caso o empregador descumpra as normas de segurança no trabalho contempladas pelas Normas Regulamentadoras, o custo das multas e indenizações é muito alto. Vale a pena investir em prevenção, pois o custo é bem menor para o empregador e o benefício é ainda maior para o trabalhador.

A Delegacia Regional do Trabalho – DRT fiscaliza as empresas através dos auditores fiscais, visando identificar se a mesma está cumprindo ou não as NR’s de segurança no trabalho. No caso de descumprimento legal, a empresa é imediatamente autuada, e após pagar a multa, ainda tem que regularizar o que não estava cumprindo. Portanto, a prevenção tem um custo benefício bastante proveitoso tanto para o empregador como para o empregado.

Segurança no trabalho: faça você a sua parte, a saúde agradece!

Ronaldo Oliveira

4 comentários:

Trainee disse...

Ronaldo,

no dia-a-dia do trabalho percebemos a importância do cumprimento das NRs de segurança do trabalho para preservar a saúde do trabalhador. Percebemos claramente que a prevenção de acidentes é a melhor saída.

Parabéns pelo trabalho desempenhado na ECOFOR!

Anônimo disse...

A segurança no trabalho gera satisfação e confiança do colaborador com a empresa! A segurança na ECOFOR e a sua melhoria podem ser visualizadas diariamente!!

Parabéns pelo trabalho e pelo texto!!!

Anônimo disse...

Além das multas, há também uma grande economia quando se reduz gastos com afastamentos e indenizações devido a acidentes. Não restam dúvidas de que prevenir é melhor que remediar!

Ótimo texto! Parabéns!

Trainee disse...

É importante a conscientização de todos para um assunto tão importante como este. Parabéns pelo seu trabalho Ronaldo, ele é fundamental para a ECOFOR.

Jaqueline.