sábado, 12 de janeiro de 2008

A mudança e o exemplo.

Você já vivenciou situações que mudaram completamente a sua rotina, seu ritmo, e conseqüentemente, mudaram sua relação com as pessoas?

Pois é, no início do Programa Trainee, fomos alertados de que essa realidade aconteceria conosco. Desde então, mudanças têm ocorrido constantemente nas nossas vidas e precisamos reordenar nossas prioridades, principalmente com relação às tarefas a serem cumpridas. Hoje, temos o foco voltado para o aprendizado e a absorção, ao máximo, do que o Programa possa nos oferecer de crescimento pessoal e profissional.

E a relação com as pessoas? Infelizmente, já não temos mais tanto tempo disponível para elas. Temos contado com a amizade, o amor e a compreensão que foram alimentados no processo de vivência pessoal nossa com amigos, familiares, namorados e afins, para reconsiderar nossos “nãos”, nosso mau-humor, nosso estresse e cansaço.

Eu, particularmente, já levei puxão de orelha e já levei sermão. Sofro com brincadeirinhas do tipo: “trainee num pode fazer isso, trainee num pode fazer aquilo” ou “trainee tem que voltar cedo, trainee num pode sair, trainee num deve aquilo outro”. E digo uma coisa: a esportiva é a melhor companheira para essas situações ou, até mesmo, um outro trainee, já que estamos no mesmo barco, e a gente acaba que se entende. Por isso, que trainee anda tudo “em bando”.

Agora, fico impressionada, como tem pessoas que nos surpreendem com exemplos de dedicação e superação diante da nossa falta de tempo para elas. Tenho um exemplo fortíssimo no meu dia-a-dia no qual a pessoa sonda os momentos em que não estará “me atrapalhando” para as conversas da semana; em que inventa pretextos de caminhadas na Beira-mar, caroninhas inusitadas, leituras de jornais e revistas sentando do lado; que faz as refeições nos meus horários totalmente desconexos, só para não deixar de fazer parte da mudança. Pessoas como essas administram melhor as mudanças do que nós mesmos. E tudo isso por quê? Porque somos prioridade para elas.

Fico pensando que uma das razões para melhor organizarmos nosso tempo e nossa eficiência é a de podermos usufruir também das pessoas. Temos essa necessidade. Nem só de trabalho vive o homem! A mãe que é executiva precisa dar atenção ao filho. O pai que vive viajando precisa participar do crescimento das crianças. O noivo que foi transferido não pode deixar de lado a noiva só por causa da mudança. O amigo de longas datas passou num concurso e logo passa uma borracha na sua memória e não dá mais sinal de vida pro amigo de anos...

Que eu seja a primeira a ouvir...

E possa tomar como exemplo o meu pai, que presente sempre foi, mesmo no cargo de diretoria que já assumiu, mesmo com as viagens e compromissos... e mesmo com os MEUS compromissos e obrigações. Ele se faz presente!

Obrigada pai.

Luana Marques

4 comentários:

Anônimo disse...

Luana,
Seu texto ficou maravilhoso e com uma carga emocional enorme! Me identifiquei muito com a sua realidade e confesso que isso me estimulou a refletir.

Parabéns!!!

Anônimo disse...

Lu,
que texto lindo!!!!
É incrível o que as pessoas conseguem fazer quando somos prioridade delas, não é mesmo?
Estar presente, participar... Para isso, com todos os nossos contratempos, só com muito amor!
Beijão e uma ótima semana para você.
Catarina

Unknown disse...

Fico feliz por poder dividir um exemplo bom assim com vocês...

Eu mesma reflito bastante sobre o assunto. Com muitas atividades, o tempo fica comprometido, mas a diferença na vida das pessoas está em pequenas coisas, pequenas atitudes... Meus pais são grande exemplo disso pra mim!

boa semana para todos!

Luana Marques

Anônimo disse...

Luana,

Você externalizou muito bem os seus sentimentos...

Parabéns!

Bjs,

Paulo Porto