terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Marketing atual

Baseada no curso de marketing que iniciou sábado passado, decidi pesquisar um pouco mais sobre o assunto que muito me interessou e compartilhar algumas dicas que andei pesquisando com os leitores.

Primeiramente, fui buscar uma definição e cheguei a uma resposta simples, mas que acredito definir bem o significado da palavra. Assim, acredito que marketing seja toda a estratégia utilizada para se convencer as pessoas a tomar algum tipo de atitude.

Como citei anteriormente, selecionei algumas dicas de um famoso publicitário chamado Marc Gobé, que acredito serem essenciais para o sucesso de qualquer negócio:

· Os clientes não podem ser tratados como um alvo a serem atacados, é preciso desenvolver um relacionamento com eles;
· Proporcione experiências. Produtos atendem necessidades enquanto experiências satisfazem desejos;
· Para ter sucesso não basta ter qualidade reconhecida, é preciso ir atrás da preferência do público;
· A marca precisa refletir as aspirações de seus clientes;
· Para se diferenciar, as marcas precisam ter uma proposta, caráter e carisma;
· Alta visibilidade não é mais suficiente. As marcas precisam buscar um contato emocional com as pessoas.
· Atender bem é só uma tarefa de venda. Estabelecer relacionamentos é reconhecer a importância do cliente.

Além do curso, ainda ontem participei de uma reunião da Incorporação que apresentou o resultado de uma pesquisa de campo voltada para o setor imobiliário, e isso me fez pensar ainda mais sobre o assunto.

Dessa maneira, acredito que o marketing não é apenas o plano de vendas de um produto ou de uma marca, sendo essencial o conhecimento de tendências e pessoas, para o seu desenvolvimento.

Para concluir o raciocínio, novamente segundo as palavras de Gobé, para as empresas do futuro, não bastará ser uma empresa conhecida, será preciso ser uma marca amada.

Ellen Yanase

3 comentários:

Anônimo disse...

Ellen,

Belo texto. Criatividade também é essencial na área de marketing...

O sempre exigente cliente busca coisas novas...

Abraços,

Paulo Porto

Anônimo disse...

Ellen, gostei do texto. Muitas vezes os criativos e administradores buscam soluções mirabolantes, fórmulas secretas para manter clientes quando a solução pode começar de uma simples questão: Como eu gostaria de ser tratado? Apesar de parecer vago, é um bom começo.

Bom trabalho!
Natália Lima.

Alex² disse...

“Make it simple. Make it memorable. Make it inviting to look at. Make it fun to read.” Leo Burnett

Por muito tempo levei essa frase ao meu trabalho na área de Marketing, textos, peças, até mesmo no blog! É o meu essencial para saber que meu trabalho será realmente lembrado.

Gostei do seu texto Ellen, parabéns!

Alex Alexandre