Hoje foi meu último dia de estágio na Manutenção da ECOFOR. Até então nunca havia tido a oportunidade de vivenciar o dia-a-dia de uma oficina mecânica e não tenho palavras para descrever o que pude aprender durante o mês e meio que permaneci neste setor.O setor presta serviços de Manutenção Preventiva, Corretiva e Socorro mecânico para os caminhões da coleta domiciliar. Conta 44 funcionários entre mecânicos, soldadores, pintores, funileiros, borracheiros, assistentes, encarregados e supervisor. Toda a equipe se reveza em três turnos de ‘trabalho suado’ para deixar os caminhões em perfeito estado para a coleta.
Durante o período em que lá estive, aprendemos a parte gerencial e, mais do que isso, botamos a mão na massa, literalmente. Este foi o diferencial do estágio: aprender como pintar, fazer a solda, arquear molas, montar painel, caixa de macha, diferencial e motor. Além de saber como proceder com o controle dos pneus e até mesmo manobrar caminhão dentro da garagem.Toda essa rotina mudou meu dia-a-dia. Trabalho de sapato fechado, bata, as unhas estão bem curtinhas e ando suja de graxa. Mas faço tudo isso com muito gosto, pois considero essa vivência o diferencial do Trainee. Obviamente não me tornei nenhuma especialista no assunto, mas posso dizer que durante este tempo aprendi mais sobre mecânica do que em todo o período da minha faculdade de Engenharia de Produção Mecânica.
Considero que a execução é muito importante para a estratégia. A grande lição que tive foi reconhecer que quem trabalha na Operação tem que se dispor a fazer com suas próprias mãos, a ir lá e ver, experimentar, saber. Não se pode apenas ficar olhando de longe. Este trabalho é para ser realizado realmente por quem gosta!
Lívia Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário