sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Professores

Na vida temos diversos professores, existem aqueles que marcam e outros que passam despercebidos. Mas o que é ser um professor para você leitor? Para mim, professor é todo aquele indivíduo que o possibilita enxergar algo que, até então, você não enxergava, ou seja, o professor é aquele que proporciona um crescimento para o seu aprendiz, tanto na vida pessoal como na vida profissional. Professor não é só aquele que coloca uma equação matemática na sala de aula para ninguém da turma entender.

No meu estágio no DLU (Departamento de Limpeza Urbana) de Aquiraz, posso considerar que tenho cerca de 20 professores e deste montante mais de 50% são coletores que não possuem nem o ensino fundamental completo. A outra parte é composta por motoristas e fiscais.

Não se assustem amigos. Por mais incrível que pareça, essas pessoas que não sabem fazer uma operação de divisão e multiplicação me ensinaram coisas que professores da faculdade com seus mestrados, doutorados e MBA não conseguiram me fazer enxergar, demonstrando que na vida complicamos aquilo que é simples.

No meu cronograma de Job Rotation, do programa de trainee, possui estágios com todos os gerentes ou encarregados de departamentos (tutores) da Marquise, mas não existe nenhum tutor com o cargo de coletor ou motorista, até entendo o porquê. Mas sem dúvida alguma, estes foram tão importantes quanto todos os gerentes com que já estagiei até agora, pois eles me ensinaram coisas que só a simplicidade de cada um permite ensinar.

Com certeza todos que compõem a equipe de Aquiraz, sejam eles coletores, motoristas ou fiscais, foram professores que marcaram meu processo de aprendizado na Marquise. Proporcionaram-me aprendizados que transcendem o ambiente organizacional, como saber ouvir mais.

E para quem acha que é vergonhoso aprender com alguém que tenha menos conhecimento técnico do que você estará desperdiçando uma grande oportunidade de ser uma pessoa mais sábia, pois em certas ocasiões a experiência vale mais que o conhecimento técnico.

Sem dúvida alguma os conhecimentos acadêmicos transmitidos por competentíssimos mestres e doutores nas universidades são fundamentais, mas não podemos nos prender, somente, a eles. Devemos procurar aprender com outros tipos de professores, como fiz em Aquiraz.

Germano Arraes Firmo.

Nenhum comentário: