Como alguns dos senhores leitores já sabem, eu sou trainee do Departamento de Limpeza Urbana (DLU). Atualmente estou passando pelo tráfego da ECOFOR Ambiental S/A, setor que tem como responsabilidade gerir e operacionalizar toda a frota de coleta domiciliar, varrição Centro e Beira-mar, poda, entulho e coleta especial urbana da cidade de Fortaleza.
No começo do estágio tive a oportunidade de dimensionar a coleta domiciliar de uma cidade que escolhemos aleatoriamente. Eu e o meu amigo Ruben analisamos o número de habitantes, a geração de resíduos per capita, a produção diária e mensal. A partir destes dados pudemos dimensionar a capacidade de toneladas por viagem de cada caminhão, quantas viagens por turno, quantos turnos por dia, tamanho da frota e número de funcionários (motoristas, garis e fiscais).
São necessárias muitas informações e conhecimento para realizar este tipo de trabalho, apesar de o dimensionamento que nós realizamos ter sido superficial, pois cada cidade tem suas peculiaridades.
Para auxiliar neste processo existe o Manual de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos*. Este material de consulta foi criado a partir da prática, ou seja, quando o método de dimensionamento foi consolidado, foi possível divulgá-lo como teoria para este setor.
Ao ler o manual, além de aprender sobre o gerenciamento de resíduos sólidos, também tive a feliz oportunidade de conhecer um pouco sobre o início do serviço sistemático de coleta urbana. No Brasil este tipo de serviço foi iniciado oficialmente em 25 de Novembro de 1880, na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, então capital do império. Neste dia o imperador D. Pedro II assinou o Decreto nº3024, aprovando o contrato de “limpeza e irrigação” da cidade. O serviço foi executado por Aleixo Gary e posteriormente por Luciano Francisco Gary, cujo sobrenome originou a palavra Gari, que identifica os trabalhadores deste setor em diversas cidades do Brasil.
Estes são alguns dos conhecimentos que adquiri durante o estágio e espero ter agregado algum conhecimento para os senhores leitores.
Tiago Becker
*www.resol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário