quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Fornecedores

Os fornecedores são colaboradores importantes para o sucesso que qualquer empresa. Eles disponibilizam os materiais e alguns casos até a mão-de-obra. Na construção civil, não poderia ser diferente. Os fornecedores estão presentes em todas as etapas da construção, desde a fundação até o acabamento final. O fornecimento deve trabalhar simultaneamente com o surgimento de novas frentes de serviço. Caso isso não ocorra, o atraso passar a existir.


O atraso no fornecimento se constitui como um evento crítico para qualquer obra. Principalmente no fim do ano. As férias coletivas, as comemorações das empresas e os feriados são os principais vilões desse período. Mas não é apenas no fim do ano, ao longo do ano os atrasos colaboram para o prejuízo do empreendimento. Porque não é apenas o atraso do material que ocorreu. Foi também o atraso início das vendas dos apartamentos do futuro edifício e ao mesmo tempo é o aumento nos custos fixos como água, luz, impostos e mão-de-obra que poderiam ter sido evitados.

Para evitar que os atrasos ocorram, o setor de compra não deveria mais realizar o cadastro de forma simplificada. Deve-se evitar apenas o cadastro do cartão de visita e produtos dos fornecedores. O setor de compra deveria seguir as seguintes etapas: seleção; negociação e avaliação.

A seleção dos fornecedores é primeiro passo. A investigação nessa etapa é necessária. Um bom fornecedor deve fornecer produtos de qualidade, possuir um rápido atendimento e idoneidade financeira para permitir a inclusão na lista da empresa.

Logo em seguida, é a etapa de negociação. Nessa fase não devemos apenas considerar o preço. O prazo também é muito importante. Esse detalhe pode ser o diferencial no período do projeto. A utilização do contrato escrito é a forma de estabelecer que os prazos sejam cumpridos. Estipulando uma multa para atraso na entrega, o fornecedor evitará o risco de entregar insumo fora do prazo estabelecido.

Após a entrega dos materiais ou realização dos serviços é a realizada a avaliação do fornecedor. Geralmente as empresas avaliam os fornecedores a cada três meses. Nessa última etapa, são analisados os aspectos abordados no processo de seleção. Caso o fornecedor não tenha atendido os termos iniciais, sua pontuação poderá prejudicada ou até mesmo a exclusão da lista de fornecedores de empresa. A avaliação é uma importante ferramenta para evitar que os atrasos ocorram novamente. É nessa fase que os fornecedores que não cumpriram o prazo são rejeitados.

O impacto monetário de um atraso pode ser muito grande. E são poucas as empresas que conseguem quantificar o que isso ocasiona. Por isso, a pontualidade na entrega é diretamente relacionada com os benefícios esperados. Se quisermos trabalhar em uma empresa sem problemas financeiros. Devemos lutar para evitar que os atrasos não se tornem constante. Não é apenas na entrega de materiais, mas também nos serviços internos que possam interferir no lançamento de um produto ou no atendimento dos clientes.
.
Martonne Filho

Nenhum comentário: