sábado, 24 de novembro de 2007

Um olhar crítico


Além de todos os conhecimentos adquiridos que meus colegas trainees já comentaram aqui nesse blog, mais uma habilidade está sendo contruída em nós: a criticidade. Ela é responsável por nos dar uma identidade, pois começamos a analisar os fatos sob uma nova ótica.

Desde o início do Programa Trainee tenho exercitado essa minha capacidade de não ser levado por comentários alheios quando vou assistir a um filme ou ler um livro e sim confiar em minhas próprias percepções. Isso tem gerado em mim até um maior senso de cidadania.

Certo dia, assistindo a um telejornal, me peguei resmungando sozinho: "O que esse cara quer ganhar com isso? Isso não tem nada a ver!" Era um desses sensacionalistas que mostram um problemão quando na verdade é apenas a pontinha de um problema maior.

Não podemos nos deixar levar por qualquer vento de informações e perder a nossa capacidade de indignação. Temos que construir o nosso próprio raciocínio e analisar os fatores desconhecidos ou até escondidos por trás das notícias e produções literárias. Às vezes o óbvio pode não ser a realidade, ela pode necessitar de uma análise mais apurada. Não podemos ter um pensamento mecânico, mas devemos fugir dos modelos pré-concebidos e buscar novas soluções para problemas conhecidos.

Não quero com isso me tornar um revolucionário, apenas quero entender o real "porquê" das coisas (e acho que você deveria fazer o mesmo!). Aqui no blog tem um espaço para você exercitar essa habilidade, o campo de comentários. Utilize-o não apenas para elogiar os textos, mas também para criticar as idéias apresentadas que você discorda, pois estamos abertos a novas idéias. Com certeza ajudará você a formar o seu senso crítico e a nós, enriquecendo nossas discussões. Participe!

Ruben da Cunha

Nenhum comentário: