terça-feira, 27 de novembro de 2007

“GOOOOOLLLLL!!!!”

É incrível como o esporte consegue contagiar, emocionar, motivar e agregar pessoas de classes sociais diferentes, que talvez nunca tenham se visto antes mas que, na hora de comemorar o GOLAÇO do seu time do coração, se tornam “imediatamente” comuns umas às outras.

Na minha casa fui pioneira em ir ao estádio de futebol assistir jogos, meu pai mesmo nunca foi para o estádio ver um jogo por opção... Nem mesmo um Fla-Flu no Maracanã conseguiu convencê-lo. Eu sempre que ia pro estádio contava da energia que se sente nas torcidas, e acho que ninguém conseguia captar o que eu tava falando!!! Heheee

Idependente de qual esporte seja, uma torcida energiza tanto jogadores quanto a própria torcida. E eu particularmente, acho muito triste relacionar esporte à violência, tragédia, insegurança ou vandalismo.

“Cada macaco no seu galho”... Cada um torce pelo seu time, a disputa entre torcidas deve ser saudável e não de vida e morte. E a ida ao estádio deve ser lazer e não motivo de preocupação tanto para os que vão quanto para aqueles que ficam à espera dos torcedores “fanáticos”. E os perigos são grandes: violência, instabilidade estrutural, imprudência dos motoristas nos trajetos de ida e volta, etc.

Como uma ex-atleta de voleibol “frustrada” (segundo meu ex-técnico, eu era uma excelente jogadora, se estivesse no banco de reservas torcendo pelas outras - Rsrsrsss) assistir um jogo ao vivo ou na TV me traz a lembrança da adrenalina que se sente quando se entra “em campo”.

Então, caros leitores, cultivemos o espírito esportivo em nossos corações, mantenhamos viva a idéia de ESPORTE = SAÚDE = BEM ESTAR = VIDA! Torçam para o vosso time que eu torço para o meu... E se for dizer que meu time perdeu lembre que na VIDA se perde mas também se ganha e é exatamente isso, essa oscilação, essa instabilidade estável, que nos atrai tanto NELA!

Uma ótima semana!
Catarina Guimarães

5 comentários:

Unknown disse...

Oi Cata,

gostei muito do texto e mais ainda da foto do Castelão!!!! hahahaha

Abraços,

Tiago

Unknown disse...

Muito boa a Propaganda do Fortaleza, Cata!!!

bjooo

Anônimo disse...

Lu,
não foi propaganda do Fortaleza... Essa não é minha intenção com o texto!!!
Minha intenção aqui é despertar o interesse pelo esporte, o espírito esportivo e, principalmente, lembrar da ligação SAÚDE = BEM ESTAR = VIVER BEM... etc.
Quanto a foto... é, felizmente é o time que torço e foi a melhor foto de estádio que encontrei!
heheee

Anônimo disse...

Catarina, muito legal teu texto, quando li lembrei imediatametne de uma obra bem interessante, "Massa e Poder", de um esccritor que jà foi premio Nobel - Elas Canetti, o poder da massa era um tema que o fascinava particularmente: "Somente na massa é possível ao homem libertar-se do temor do contato. Tem-se aí a única situação na qual esse temor transforma-se no seu oposto. E é da massa densa que se precisa para tanto, aquela na qual um corpo comprime-se contra o outro, densa inclusive em sua constituição psíquica, de modo que não atentamos para quem é que nos "comprime". Tão logo nos entregamos à massa não tememos o seu contato. Na massa ideal, todos são iguais. Nenhuma diversidade conta, nem mesmo a dos sexos."

Anônimo disse...

Valeu pelo recado Karina... Super interessante!!!
E é isso mesmo... o artigo, além de abordar o "prazer" do esporte em si, trata de unificação das massas, do povo unido como um só liberto de preconceitos, do desejo por um mesmo objetivo e os esforços empenhados em prol da conquista do mesmo!!!
ORBIGADA pela sua contribuição... foi agregadora!