terça-feira, 11 de setembro de 2007

Burocracia, Fonte de Atraso

Nosso país é conhecido por sua grande burocracia, ela faz parte do nosso cotidiano. Alguns órgãos do governo, em suas diferentes esferas, conseguem se destacar negativamente nesse quesito, é o caso do INSS e da maioria dos órgãos ambientais.

O Brasil figura entre os países em que é necessário um tempo excessivo para se abrir uma empresa, ficando bem atrás dos seus companheiros de BRIC (Grupo de países emergentes formados por Brasil, Rússia, Índia e China). A burocracia associada à alta carga tributária e ao tempo gasto pelas empresas para se manter em dia com as exigências legais (7,6% do tempo da administração, pior colocado da América latina, atrás até do Haiti com 4,1%), vem fazendo o país perder investimentos externos e inviabilizando os internos.

No entanto, a burocracia não é privilégio estatal, várias empresas privadas na ânsia pelo controle “absoluto” terminam por impor restrições demasiadas, que atrapalham seu funcionamento.

A busca pela redução da burocracia ao mínimo necessário, no âmbito público e privado, além de beneficiar o cidadão, é essencial para o desenvolvimento do país.

Carlos Eugênio A. de Holanda

(Fontes: Revista Veja; Programa Estadual de Desburocratização do Estado de São Paulo; Jornal Valor Econômico e IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa))

Um comentário:

Anônimo disse...

Carlos,
Burocracia, assim pesquisando rapidamente, é "um conceito administrativo amplamente usado, caracterizado principalmente por um sistema hierárquico, com alta divisão de responsabilidade, onde seus membros executam invariavelmente regras e procedimentos padronizados, como engrenagens de uma máquina. É também usado com sentido pejorativo, significando uma administração com muitas divisões, regras e procedimentos redundantes, desnecessárias ao funcionamento do sistema."(Wikipedia). Ou seja, o conceito inicial em si não é ruim, na verdade o uso que se faz dele e da palavra é que acarreta o peso que esse termo tem em nosso dia-a-dia. O que faz pesar em muitos casos é justamente porque em cada empresa, cara órgão, cada repartição há um roteiro diferente a ser seguido, o que em tese é o oposto do que o termo quis inicialmente definir. Olha aí um outro bom tema para um post, o uso corriqueiro de palavras significando o oposto do que ela quis representar como definição!
Um abraço