Anteontem ao chegar em casa, com muita coisa para estudar, fiquei impaciente quando minha mãe me chamou para ver uma reportagem no jornal. Não pela proposta em si, porém pelos intermináveis comerciais que surgiam, um após o outro, sem dar uma folguinha sequer, dando-me a sensação de perda de tempo por não estar fazendo aquilo que tinha como útil! Ela disse: “Ei Cata, vem aqui para você ver e conhecer um pouco mais da cultura da sua terra!”; para os leitores, nasci em Recife - PE. E lá fui eu! Após infindáveis prováveis cinco minutos de intervalos comerciais, finalmente a matéria começou. Em Olinda, uma professora utiliza a Literatura de Cordel como ferramenta para alfabetizar seus alunos. (Para assistir a reportagem é só clicar no link: http://band.com.br/conteudo.asp?ID=45614.)
Pois é, aquela moça relutante que nem sequer queria assistir a reportagem, se encantou com a força de vontade desta professora. Que maravilha! Vendo-a tomar suas providências para poder atingir da melhor maneira o seu público alvo, as crianças, esta professorinha de Olinda nos ensina muito mais do que simplesmente o B-A-BÁ. Ao invés de ficar naquele conhecido lenga-lenga de “P com A, PA. T com O, TO – então qual é a palavra? PA-TO!” ela conseguiu encontrar uma melhor maneira de “vender” o seu produto para os seus alunos! De forma lúdica, animada e despertando o interesse de participar das atividades, nas crianças, ela conseguiu alinhar o querer dela e o da garotada.
Aproveitando este exemplo para nossas vidas pessoal e profissional, é interessante refletir que podemos sintonizar nosso “querer” ao de outras pessoas, ou instituições, identificando pontos em comum ou que despertem o interesse recíproco. Já diz a Terceira Lei de Newton que para toda ação existe uma reação de mesma natureza (no caso da física, de contato ou de campo), mesma intensidade, de mesma direção porém de sentido oposto ao da ação. O nosso foco precisa identificar o que desejamos despertar, para intensificar a reação pretendida.
Portanto caríssimos leitores, vamos procurar alinhar nosso “querer” ao do alvo pretendido, para que estejam no mesmo sentido e na mesma direção. Assim poderemos unir forças, reduzir perdas e frustrações e obter grandes resultados!
Catarina Guimarães
Visite também os sites abaixo, vale checar as informações sobre a história de onde surgiu o cordel e como chegou ao Brasil e sobre a 3ªLei de Newton.
13 comentários:
Achei de uma criatividade sem par o estilo literário deste artigo. Uma raridade em tempos de tanta escassez vocabular e redacional. Parabéns pelo conteúdo e mensagem positiva que o mesmo traz. Que esta possa ser a diretriz de práticas na vida e nas organizações.
Valéria - Profissional de Comunicação Empresarial
Cataaa,
adorei, também, o seu post: o tema, sua escrita, a relação entre os assuntos. Ficou muito bacana!
E parabens a todos pelos 439 acessos. Continuemos a lapidar o nosso blog...
Luana Marques
Lindo post. Tem conteúdo, tem emoção, tem notícia e tem vida.
Catarina,
Achei muito bom seu artigo, principalmente pelo alerta ao valor que devemos dar aos pequenos atos que agregam tanto valor e, que poderão auxiliar à tantas pessoas. Tomara, cada um de nós fazermos esta difrença à alguém. Parabéns e, não esqueça da lição do seu artigo para a sua carreira.
Sucesso!
Parabéns pelo belo artigo - A força do "querer".
Ele trouxe grandes ensinamentos ao mostrar-nos, através das ações daquela professora pernambucana, que a união, a solidariedade e a força de vontade - o "querer" - são capazes de construir e transformar pessoas.
Guilherme Guimarães - Professor Universitário.
Ótima escrita. Raciocinio perfeito. Parabéns para todos os trainees. Cada artigo tem sempre algo que se aproveite.
parabenizo à tds os trainees pelo belo trabalho e a vc em especial pelo artigo.
devemos estar atentos porque os ensinamentos às vezes surgem de onde menos esperamos.
existe um provérbio árabe que diz que "melhor do que dar conselhos, é dar exemplos".
Ótimo post!
Força de vontade, iniciativa e disciplina são só algumas das características fundamentais a quem pretenda lutar seriamente por algo.
Parabéns pelo ótimo texto.
Saber escrever é tão ou mais importante do que qualquer conteúdo "técnico".
Chico
www.casadochico.blogspot.com
Catarina,
Parabens!
Que essa motivaçao "encontrada" na reportagem sobre o estilo de ensino, usando como ferramenta,
a literatura de cordel, de uma professora de sua terral natal(pe), lhe acompanhe por toda sua vida profissional e pessoal.
Misael Barreto - Compras
Cata,
parabéns pelo post! É impressionante como podemos identificar grandes lições nas pequenas coisas da vida!
Que nós o tomemos como exemplo para nossa vida ;)
Livia Ferreira - trainee marquise
Caros Trainees
Parabéns pela excelente qualidade do blog, com matérias atuais e interessantes. Destaque ao artigo "A força do querer" escrito brilhantemente por Catarina Guimarães, que além de citar um fato bastante interessante, faz um fecho atraves da citação da Lei de Newton universalizando um tema local.
Sucesso a todos!
Tereza Rieko Ise
Consultora de Recursos Humanos
Muito bom ler que sobre novas idéias aplicadas. De novas técnicas para atingir melhor o seu “publico alvo” em métodos rotineiros e “imutáveis”.
Sempre escutei dos meus “mestres”, que nem sempre um método dado como “perfeito” é a solução definitiva para o problema. Aprendi que há uma infinidade de maneiras, de ser melhorado e adicionado um ganho considerável, sem mudar o foco do problema.
Ainda bem... Que o ser humano é a imagem de deus e é um bixozinho difícil de se acomodar.
Sendo assim todos teremos oportunidade, basta aquela criatividade e por em pratica nossas idéias e improvisar bastante.
Cabe a vocês da nova geração de trainees, seguir o mesmo exemplo dessa professora (uma “mestra”) como todas as outras, que passaram por nossa vida e nos lapidou.
Prestem atenção na lição e os alertas das nossas mães :) .
Abraços
Cari goitaca
Excelente texto! Simples, expressivo e contagiante!!!
Parabéns!
Ana Gabriela
Postar um comentário