quarta-feira, 23 de julho de 2008

Saber escutar e aprender

Impressionante como é difícil escutar. Impressionante como a nossa opinião é sempre a mais clara, a certa, a que deve ser ouvida. Impressionante como a dificuldade de ser aprendiz está muito mais relacionada à dificuldade de se colocar na posição de receptor, está no parar, calar e ouvir...

Hoje se fala tanto em problemas de comunicação, de diálogo. A maioria restringe o dialogar apenas ao falar o que se pensa para o outro ou conseguir expor suas razões e opiniões numa fala entre pessoas. Para muitos, dialogar mais parece um duelo de idéias expostas mutuamemte, o momento de apresentar sua verdade absoluta, individual e única. Não se pára para pensar que o problema da comunicação, do diálogo, está na dificuldade de ouvir, no não saber escutar.

Tudo bem, eu sei que é difícil parar, mas você já parou para pensar que a dificuldade de calar e ouvir pode influenciar diretamente no aprendizado?

Por um exagero de agitação, de inquietação e um excesso de razão perde-se a oportunidade de ouvir uma opinião expressa um pouco mais contida, perde-se a idéia que preferiu calar a ter que disputar a vez em discussões escandalosas.

Também tem o caso das pessoas que “se fazem” ouvir, que se passam por aprendizes e ouvintes, mas que no fundo não internalizam o que escutam, que não se abstraem da posição de defesa, de contra-argumentação. Esses, certamente, perdem grandes chances de um aprendizado mais profundo, perdem a tentativa de enxergar uma sugestão de um ângulo mais diferenciado ou perdem a chance de encontrar saídas e soluções para dúvidas e problemas ofuscados por opiniões inconsistentes.

Fico lembrando do livro “O Monge e o Executivo”, de James Hunter, em que Jonh pratica seu poder de escuta e o diálogo exercitado no mosteiro com os outros personagens fez crescer sua confiança, sua liberdade e o reconhecimento de diferentes necessidades que possuía. Ele também aprendeu a dispor para o outro mesmo não gostando, mesmo nao concordando com as opniões, mas sabia sua vez de se posicionar.

O Programa Trainee é uma destas oportunidades “de mosteiro”, de exercitar a escuta e aperfeiçoar nosso aprendizado. Existem várias situações de feedback´s, de discussões de análise de conjuntura, de temas diversificados, de cases, de discutir estratégias... mas ainda existe a dificuldade de escuta, de receber a informação completa.

É ... é difícil parar, é difícil calar, é difícil ouvir.


Luana Marques

Nenhum comentário: