segunda-feira, 21 de julho de 2008

A Lei Seca e seus impactos

A “Lei Seca” está dividindo a opinião dos brasileiros. A nova legislação proíbe a ingestão de qualquer quantidade de bebida alcoólica pelos condutores de veículo. Anteriormente, os condutores poderiam ingerir aproximadamente dois copos de cerveja, o que equivale a seis decigramas de álcool. O principal objetivo desta medida é reduzir o número de acidentes provocados pela combinação trágica: Álcool e Direção.

Mas, qual será o verdadeiro impacto desta lei no dia-a-dia do povo brasileiro? Será que esta medida irá afetar a economia? Com a nova lei a rotina de muitos brasileiros terá que mudar. A cervejinha com os amigos depois do expediente até que pode continuar, mas dirigir depois de beber deve ser algo a se pensar, pois o rigor da nova lei poderá levar à cadeia.

O Brasil gasta aproximadamente R$ 22 bilhões por ano com acidentes rodoviários. Com a aplicação da nova lei já podemos ver uma forte redução no número dos acidentes de trânsito, o que provavelmente irá contribuir para uma redução nos valores gastos do governo, com acidentes de trânsito, já em 2008.

Esta economia pode favorecer tanto o próprio sistema de saúde, que poderá investir o valor economizado em novos leitos e equipamentos, como também os médicos e enfermeiros, que poderão ser melhor remunerados.

O grande beneficiado com esta medida é a sociedade, que poderá contar com maior segurança no trânsito neste primeiro momento e, futuramente quem sabe, usufruir de melhorias na saúde.

Porém ainda existem aqueles que julgam esta lei inconstitucional. Não quero entrar aqui no mérito desta questão, mas se esta medida zela por aquilo que temos de mais valioso, a vida, não posso ir de encontro a ela. Devemos abandonar a individualismo que temos e enxergar os benefícios que esta nova lei pode trazer à sociedade como um todo.

Daniel Nogueira

Nenhum comentário: