terça-feira, 15 de julho de 2008

Falta de mão-de-obra qualificada

Dia 20 de julho de 2008, eu li no jornal que o município de Santa Quitéria - Ceará terá três unidades mineradoras para extração do fosfato no valor de US$ 342 milhões e outra de US$ 35 milhões para o beneficiamento do urânio.

Após a leitura desse artigo fiquei contente com notícia, pois será uma ótima fonte de renda para o município devido ao pagamento dos royalties da futura mineradora. No entanto, o problema da falta de mão-de-obra qualificada com a chegada da mineradora, siderúrgica e refinaria poderá se agravar no Ceará.

De acordo com o coordenador de Intermediação de Profissionais do Sine/IDT, Antenor Tenório, a oferta de vagas não acompanha o crescimento da população economicamente ativa.

Ele contou que, em 2007, das 73.730 pessoas colocadas no mercado de trabalho no Ceará pelo Sine, 15% tinham o Ensino Médio completo ou incompleto. “Isso mostra que existe mercado para este público”, disse. “Para que a participação melhore é preciso que o jovem busque qualificação. Os cursos técnicos são uma boa opção num país carente deste tipo de profissional, muitas vezes menosprezado”.

Na ordem, os setores que mais demandam vagas são serviços, indústria, comércio e construção civil. Do total das 95.728 vagas captadas pelo Sine, no ano passado, 9% contemplam o perfil de profissionais com o Ensino Médio. Eles correspondem a 17,43% do total de cadastrados pelo Sine, que é de 158.356 pessoas.

Martonne Filho

Fonte:
http://www.diariodonordeste.com.br/

Um comentário:

Anônimo disse...

Hi,

I begin on internet with a directory