Mostrando postagens com marcador retrospectiva. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador retrospectiva. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Retrospectiva

O que se pode fazer em um ano? São muitos os planos que visamos executar neste espaço de tempo. Porém, quinze jovens aspirantes a cargos de liderança no Grupo Marquise tiveram que esquecer planos que estavam anteriormente estabelecidos e novos objetivos foram traçados. Até porque eram muitas as atividades propostas por tal empresa. E este blog que você, leitor, acompanhou durante os últimos 11 meses, resultou da execução de uma destas atividades propostas.
.
Os mais variados temas foram abordados nesta página virtual. Fomos capazes de viajar pelo Brasil passando pela imensidão de Pernambuco e ancorando na pequena Tauá. Quem não se lembra dos posts da Catarina Guimarães e do Victor Mota? Também invadimos os Estados Unidos, analisando sua enorme crise e a sua corrida presidencial. Quem não se lembra dos posts dos nossos colegas Daniel Nogueira e Carlos Eugênio? Contudo não nos restringimos à economia norte-americana e muitos foram os textos sobre nosso mercado tupiniquim. Quem não se lembra dos posts dos nossos companheiros Tiago Becker e Ruben Cunha? Entretanto, a economia cedeu muitas vezes espaço para os problemas sociais do nosso país. Quem não lembra dos posts dos trainees Martonne Filho, Jaqueline Barsi e Germano Arraes? Até guia prático de boas maneiras nosso blog foi. Quem não lembra das grandes dicas do nosso amigo Ivo Dias? Grandes personalidades tiveram notoriedade aqui. Quem não se lembra do post escrito por nossa companheira Luana Marques parabenizando o ilustre Oscar Niemayer? Gestão corporativa também foi destaque. Quem não lembra do post sobre marketing da Ellen Yanase? Engenharia e tecnologia descritas de forma coloquial. Quem não lembra dos posts da Lívia Ferreira e do Iolam Junior? Claro que o dia-a-dia dos nossos estágios também mereceram destaque. Nossa colega, Manoela Correia, foi a primeira a fazer tal modelo de post, porém depois todos os demais trainees retrataram direta ou indiretamente os momentos vivenciados durante esse um ano.
.
Claro que nem todos momentos vivenciados foram bons. Basta lembrar dos posts de despedidas dos trainees que deixaram o programa. Independente de terem sido bons ou ruins todos os episódios aqui narrados tiveram o aprendizado como ponto em comum. E como toda atividade tem um objetivo, o nosso era compartilhar este aprendizado com você leitor. Esperamos tê-lo atingindo.
.
Esta retrospectiva não é um adeus. É apenas um até logo. Sabemos que os bons momentos vividos não voltam, entretanto temos condições de fazer novos bons momentos acontecerem... E é com esse intuito que continuamos postando neste espaço, não mais diariamente, mas sim quando bons momentos merecerem registros.
.
Até breve!
.
Trainees

sábado, 22 de dezembro de 2007

Retrospectiva

Menos abrangente, porém, para nós trainees, não menos importante que as retrospectivas que as emissoras de TV fazem religiosamente no último dia de cada ano, relembrarei nossos preciosos e fiéis leitores da experiência que vivemos este ano desde o mês de Agosto.

Até agora se passaram menos de 5 meses desde o início do Programa Trainee, mas tão intensos que nem parece tão pouco tempo. Todos os livros que lemos, as formações comportamentais, atividades desenvolvidas, os setores do Job Rotation, conhecimentos adquiridos e a união gerada entre o grupo fazem esses 5 meses parecerem um ano inteiro! No início me disseram que eram necessárias duas características importantes para me dar bem no programa: Foco e Imersão. E era verdade (os outros 14 não me deixam mentir)! Foram tantas realizações, coisas que eu nem me imaginava capaz de realizá-las.

O importante para atingir as metas estipuladas é dar o primeiro passo, não precisa ser tão longo, mas a decisão seguida da atitude e da continuidade leva ao sucesso. Nós demos nosso primeiro passo rumo ao futuro profissional, é verdade que muito brusco para alguns, mas não impossível. Espero que vocês que fizeram metas espetaculares para 2007 e não conseguiram atingi-las não desanimem, ainda teremos vários reveillons pela frente para reorganizar os objetivos e também vários anos para tentar alcançá-los, mas tente não deixar para depois, realize agora!

Para você que, em 2007, conseguiu atingir todas as metas estabelecidas no final de 2006, parabéns! Mas não fique na mesmice. Estipule metas mais ousadas, ou até algumas mais simples, mas não fique parado, seja uma pessoa melhor. Para você que não alcançou, reveja suas metas. Emagreça aqueles quilinhos. Estude mais no próximo ano. Pratique aquele esporte. Cresça profissionalmente. Faça aquele curso. Troque de carro. Passe mais tempo com a sua família. Faça aquela viagem. É possível. Desculpem-me a redundância, mas para começar, basta o primeiro passo.

Ruben da Cunha