Quando planejamos participar de um Programa de Trainee, as mudanças não começam somente depois da aprovação no processo seletivo. O ideal é que elas comecem bem antes, pois é um momento único na vida para o qual devemos estar preparados visando aproveitá-lo da melhor maneira..
Tal mudança ocorreu comigo no final de 2004 quando conheci o que era um programa desse tipo. A partir de então, tive interesse em participar de um e, por esse motivo, iniciei uma preparação pesada.
.
Primeiro, fiz parte de uma empresa júnior, para adquirir conhecimento sobre gestão de empresas e ampliar o leque de conhecimentos, saindo um pouco da parte extremamente técnica que o curso de Engenharia Civil proporciona.
.
Em 2005, rompi com todo o preconceito que existe na Engenharia Civil em relação aos cursos das Ciências Humanas e cursei a disciplina de Psicologia da Indústria. Essa experiência supriu a necessidade de conhecimentos na área e também a me ajudou a ver o setor
de Recursos Humanos de uma empresa bem mais do que uma área burocrática, mas como um dos setores mais importantes dentro de uma estratégia empresarial..
Depois de entrar no Programa Trainee, modifiquei o ritmo do meu curso de graduação. No caso, tive que rever a distribuição da carga horária, para conciliar faculdade e Programa de Trainee, e adaptá-la para que eu pudesse me dedicar ao meu Projeto de Graduação, tudo isso no tempo certo. Então, optei por aumentar a carga de estudos em 2007.2 e 2008.1 para que em 2008.2 eu tivesse a condição de me dedicar mais ao estágio Específico do programa e ter tempo para concluir bem a graduação.
.
É por isso que planejamento é extremamente importante para a vida pessoal. Se eu não tivesse me organizado, com certeza não estaria aproveitando tão bem todo o aprendizado que o Programa de Trainee ofereceu. Por isso, deixo a dica: trabalhem no presente, mas focado no futuro!
.
Iolam Júnior
Nenhum comentário:
Postar um comentário