segunda-feira, 30 de junho de 2008

Doenças oportunistas de inverno.

O inverno espalha doença. Sabe-se que durante esta estação mazelas como a dengue ressurgem e se espalham vertiginosamente. Os leitos dos hospitais estão lotados, as filas são longas e a espera é grande... Cenário comum e conhecido para muitos dos brasileiros, e todo mundo conhece alguém que ficou doente neste “inverno” de Fortaleza.
.
Durante o inverno, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças das vias respiratórias gripe, resfriado, rinite, sinusite, bronquite e asma chegam a triplicar. Eu, por exemplo, que tenho rinite alérgica e sinusite, acordo freqüentemente com uns 1000 espirros pela manhã.
.
As doenças respiratórias são realmente esperadas e muito comuns nesta época do ano. Mas esses dias têm me impressionado o número de pessoas que conheço com uma mazela que há tempo não via: conjuntivite viral.
.
A doença é altamente contagiosa, e se espalha facilmente em aglomerações em ambientes pouco arejados que facilitam a proliferação de vírus. Os sintomas da conjuntivite viral são: pálpebras inchadas, vermelhidão, coceira, ardência, sensação de areia nos olhos, lacrimejamento, secreção transparente e fotofobia (aversão à luz).
.
Quem se sentir assim deve imediatamente procurar o médico e fazer o tratamento respectivo, que normalmente é feito com compressas geladas, lubrificação intensa e colírios antiinflamatórios que aliviam os sintomas receitados por um médico. E mais, nada de se automedicar!
.
Como em toda doença a prevenção é mais eficaz e menos custosa do que do que o trata- mento, a recomendação é evitar coçar os olhos, ambientes fechados, poeira, contato com animais e plantas. Nas empresas os maiores veículos de contaminação são os teclados de computador, mouse e interruptores de luz. Assim, lavar as mãos com freqüência também ajuda na prevenção.
.
Além destes cuidados básicos, alimentar-se bem e aumentar a imunidade são essenciais para que nenhuma doença oportunista nos pegue neste inverno.
.
Lívia Ferreira

Nenhum comentário: