Ultimamente ando aos mil amores com um livro que comprei. A matéria é um tanto com
plexa, mas ao mesmo tempo muito intrigante: Introdução à Pesquisa Operacional, Hillier e Lieberman.
.
plexa, mas ao mesmo tempo muito intrigante: Introdução à Pesquisa Operacional, Hillier e Lieberman. Como o próprio nome indica a Pesquisa Operacional, doravante PO, envolve pesquisa sobre operações. Aborda problemas sobre como conduzir e coordenar as operações em uma organização. Faz uso de modelos matemáticos, estatísticos e algoritmos na ajuda à tomada de decisões estruturadas e podemos mesmo chamá-la de “A ciência da decisão”.
.
O termo Pesquisa sugere a utilização do método científico para investigar
o problema empresarial. Desta feita, quando se vai analisar um sistema complexo, inicialmente observa-se e formula-se o problema, incluindo nesta fase a coleta de dados relevantes. A etapa seguinte é construir o modelo (matemático) que tenta abstrair a essência do problema real. Parte-se do pressuposto que este modelo é uma representação suficientemente precisa das características essenciais da situação, e de que as soluções (conclusões) obtidas no modelo também são válidas para o problema real. A seguir são realizadas experimentações adequadas para esta hipótese, fazem-se as modificações necessárias e se valida o modelo.
o problema empresarial. Desta feita, quando se vai analisar um sistema complexo, inicialmente observa-se e formula-se o problema, incluindo nesta fase a coleta de dados relevantes. A etapa seguinte é construir o modelo (matemático) que tenta abstrair a essência do problema real. Parte-se do pressuposto que este modelo é uma representação suficientemente precisa das características essenciais da situação, e de que as soluções (conclusões) obtidas no modelo também são válidas para o problema real. A seguir são realizadas experimentações adequadas para esta hipótese, fazem-se as modificações necessárias e se valida o modelo. .
Por ser abrangente, a natureza das operações estudadas pela PO é essencialmente secundária, e estou descobrindo a infinidade de aplicações possíveis para o ramo. Áreas tão distintas como manufatura, transportes, construção, planejamento financeiro, estratégia militar, dentre outras, são contempladas pela matéria. Ao analisar problemas reais, o intuito é encontrar o melhor caminho a seguir, otimizar a alocação de recursos ou melhorar a performance do sistema.
.
A PO certamente é uma ciência multidisciplinar. Muitas vezes requer trabalho de equipe, onde se busca uma abordagem madura de problemas demasiado complexos. Precisa incluir pessoas com formação em matemática, estatística, administração de empresas, economia, engenharia, informática, dentre outros.
.
Ainda estou “engatinhando” nesta área de conhecimento, e por enquanto não consegui ler quase nada do meu livro (que tem 828 páginas). Mas o pouco que pude ver me mostrou o quanto este conhecimento é pragmático e útil para meu trabalho.
.
Lívia Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário