sexta-feira, 11 de abril de 2008

Cine Ceará

Durante os dias 10 a 17 de abril acontecerá a décima oitava edição do Cine Ceará na cidade de Fortaleza. O festival abordará o cangaço após setenta anos da morte do famoso cangaceiro Lampião, o que deu status de “Cult” a temática à mostra de cinema.

.
Essa temática foi a inspiração da minha apresentação, sábado passado, na reunião comportamental do trainees. Falei sobre esse tema tipicamente nordestino que permanece vivo no imaginário popular e que ainda é uma fonte inesgotável para a literatura de cordel e o cinema.
.
Por viverem na miséria, em condições subumanas, em uma sociedade violenta, injusta e excludente. Os cangaceiros encontraram na criminalidade um meio de vida. Bem armados, assaltavam fazendas, seqüestravam coronéis, saqueavam comunidades e guerrilhavam com polícia e jagunços, causando pânico nas elites e autoridades nordestinas.
.
Para alguns Lampião era considerado o “Hobin Hood do sertão”, para outros não passava de um ladrão. Mas, independente dos adjetivos, Lampião tornou-se um mito. Uma lenda que ainda hoje é contada por muitos.
.
O cinema aproveitou bem o tema como fonte inspiradora. Os filmes “O cangaceiro” (1953) e “Deus e o Diabo Terra do Sol” (1964) renderam ao cinema brasileiro várias estatuetas no festival de Cannes.
.
O Cine Ceará exibirá vários filmes dentro dessa temática. A seleção incluirá:
  • O Cangaceiro - (1953) - Lima Barreto

  • Deus e o Diabo na Terra do Sol - (1963) - Glauber Rocha

  • Cangaceiras eróticas - (1974) – Roberto Mauro

  • Kung-fu e as bonecas - (1975) - Adriano Stuar
Caso o leitor queira mais informações sobre o festival acesse:
http://www.cineceara.com.br/

Martonne Filho

Nenhum comentário: